Educação

Obra paralisada: líderes indígenas denunciam que alunos de escola estadual estudam embaixo de árvores no Uiramutã

Localizada no Uiramutã, extremo norte de Roraima, a Escola Estadual Indígena na comunidade de São Matheus atende a mais de 200 alunos de ensino fundamental e médio. No entanto, segundo denúncia, as obras de ampliação da unidade estão paralisadas há mais de dois meses, e nem sequer saiu do alicerce, afetando diretamente no aprendizado dos estudantes.

O líder da comunidade, Kennedy Lima, cobra pela retomada das obras imediatamente. “Nós temos uma construção contemplada que começou a ser construída e não saiu do alicerce. O que nós estamos cobrando aqui é o direito de um aluno indígena estudar em quatro paredes na qual ele é merecedor de estudar, como aluno digno de uma sociedade brasileira, e os professores também trabalharem numa sala de aula“, reivindica o líder da comunidade.

Além disso, sem estrutura adequada, os estudantes recebem aulas em locais improvisados ou às sombras de árvores. “Nós estamos aqui numa situação bem difícil. Nossos filhos estão estudando debaixo de árvore, debaixo de barracões, levando poeira no olho, pegando sol no rosto, entendeu? Então, assim, nós reivindicamos por isso. Entendeu? Nós não queremos que reduza o projeto da nossa construção da escola, que o projeto que nós temos, queremos que seja a mesma construída, com seis salas, com auditório, com a quadra esportiva, porque nós merecemos”.

Desafios

Sobretudo, outras dificuldades apareceram ao longo dos anos. Como a escola atende comunidades vizinhas, o número de alunos tem aumentado significativamente. Sem secretaria ou outros meios administrativos, a manutenção e processos burocráticos ocorrem com dificuldades.

“A escola indígena são Mateus, não tem secretário escolar, não tem pessoal de limpeza e nem assistente de alunos”. Ressalta o Líder.

A escola atende não só a comunidade São Matheus, mas também outras 10 comunidades indígenas da região em torno do Uiramutã. A princípio, 209 alunos estão registrados. “Nós atendemos mais de dez comunidades indígenas, essa escola... ela vai atender a região de Uiramutã. Aqui nós temos um projeto de elaborar uma escola técnica. Então todo o investimento que será investido aqui ela vai multiplicar com a comunidade indígena.” disse Kennedy.

Dentre as comunidades citadas pelo líder, estão:

  • Triunfo
  • Nova Aliança I
  • Nova Aliança II
  • Santa liberdade
  • Bem viver
  • Igarapé do galo
  • São Luís
  • Igarapé do galo
  • Mudubim
  • São Mateus

O que diz a Seinf

Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) negou a denúncia e informou que a obra da Escola Estadual Indígena São Mateus não está paralisada. E que, atualmente, o pagamento para a empresa responsável pelos serviços encontra-se em dia.

Entretanto, a Secretaria explicou que, devido à complexidade logística do envio da grande quantidade de material de construção para a localidade, o cronograma dos serviços sofre alterações.

Por fim, informou que já realizou a conclusão dos serviços de fundação, que a próxima etapa é a construção da superestrutura de alvenaria, e que aumentará seus esforços para avançar com os serviços e entregar a escola para a comunidade no tempo mais ágil possível.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

‘Não é para qualquer pessoa usar’, diz médico sobre as canetas emagrecedoras

Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…

36 segundos ago

‘Cuidar, proteger e respeitar’: mostra fotográfica celebra trabalho de proteção aos animais em Roraima

Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…

36 minutos ago

Estrutura nova e moderna: inaugurada escola municipal no bairro Airton Rocha em Boa Vista

Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

1 hora ago

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira; confira regras

Neste semestre, serão oferecidos mais de 67 mil financiamentos

2 horas ago

Secretaria de Educação de Caroebe contrata R$ 3,6 milhões em material de expediente

Empresa vencedora da licitação é de São João da Baliza, também no Sul do Estado

2 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 2 milhões com pintura de paredes

Informação consta no Diário dos Municípios

4 horas ago