Categories: Educação

ONG oferece curso gratuito de orientação vocacional para pré-vestibulandos

Com videoaulas e ferramentas usadas em processos de mentoria de carreira, o curso gratuito “Decisão de Carreira na Prática”, voltado para estudantes que vão fazer Enem e vestibulares, mas que ainda têm dúvidas sobre qual profissão seguir, está com inscrições abertas. O projeto Na Prática oferece o programa totalmente on-line. Para ter acesso basta se inscrever no site para participar.

O curso é dividido em cinco módulos. Ele apresenta conhecimento de mercado de trabalho e de vida acadêmica, abrindo possibilidades ainda não cogitadas pelos estudantes. Com isso, espera-se auxiliar no desenvolvimento da motivação e da autorrealização profissional.

O Na Prática é um projeto da Fundação Estudar, Organização Não Governamental (ONG) fundada em 1991, que oferece cursos e conferências que apoiam jovens universitários e recém-formados em seu desenvolvimento pessoal, profissional e na tomada de decisão de carreira.

Orientação do curso

A estudante do 6º semestre de Psicologia, Brenda Vaz, 21 anos, aderiu ao teste vocacional on-line para decidir qual graduação iria cursar. Ela usou a ferramenta pela primeira vez antes de ingressar na faculdade de Direito, curso que ela abandonou no 2º semestre. Em seguida usou novamente para confirmar se Psicologia era o curso ideal para ela.

“Eu já comecei fazendo o curso de Direito bastante desanimada, pois tinha uma noção que realmente queria Psicologia. Fiz diversos testes vocacionais, apareciam vários cursos, mas o que me encantou mesmo entre eles foi o de Psicologia. No momento da troca de curso, comecei a buscar mais testes vocacionais só para ter certeza de que era aquilo que eu queria mesmo, para dar uma coragem na hora da troca”, conta a estudante.

Dessa forma, o teste vocacional serve como um guia que vai apontar quais inteligências o indivíduo apresenta como dominantes em seu perfil e em quais cursos elas se encaixam. É comum que muitos estudantes sintam medo, angústia e indecisão na hora de escolher uma profissão. Nesse momento, escola e família têm papel importante.

Conforme a psicóloga e especialista em carreira, Clara Bonelli, o teste vocacional por si só não é conclusivo para a escolha de uma profissão. Mas dá indicações bastante úteis.

“Não é capaz de definir se o aluno vai seguir aquela profissão, mas é capaz de dar um direcionamento, uma orientação, até mesmo para aquelas pessoas que não têm condições de pagar um psicólogo”, pontua a profissional.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia no RS

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do Governo gaúcho

2 horas ago

Ministério da Saúde registra aumento de vacinação em Roraima

Dados divulgados nesta quinta-feira (16) são referentes a 2023

4 horas ago

Prêmio Sebrae de Jornalismo: ganhadores receberão R$ 39,5 mil em Roraima

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia 3 de junho; entre os temas…

14 horas ago

Sindicato dos policiais civis afirma que câmara fria do IML quebrou com corpos dentro

Conforme o presidente do Sindpol-RR, Leandro Almeida, situação é grave. Diversos pedidos foram feitos ao…

17 horas ago

Bolsa Família chega a 74,2 mil atendimentos no mês de maio em Roraima

Famílias começaram a receber benefício nesta sexta-feira, 17; valor médio no estado é de R$…

17 horas ago