Educação

Plantando e colhendo sementes do bem: programa Dedo Verde completa 31 anos de atividades voltadas à educação ambiental

Implantado em 14 de abril de 1993, o Programa Dedo Verde completou 31 anos de muita história e atividades voltadas para a educação ambiental. A comemoração de aniversário ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) na sede do programa, localizada no Horto Municipal de Boa Vista.

Atualmente, o programa tem 191 integrantes entre 14 e 18 anos. Desde sua criação, ele já atendeu mais de 21 mil pessoas. De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), o projeto desenvolve atividades de educação ambiental, incentivando a conscientização e o amor pela natureza.

“Esse programa tem a missão de ensinar as questões de meio ambiente para as crianças. Hoje atende com foco no meio ambiente, ensinando ações para plantio, identificando como as crianças podem preservar o meio ambiente, para a gente de fato ter gerações futuras mais preocupadas com o meio ambiente”, disse.

Há mais de dois anos no programa, a jovem Iane Rhauane, de 15 anos, destaca como a sua vida mudou com as atividades que desenvolveu dentro do Dedo Verde.

“Aqui eu aprendi a lidar com a natureza. É como se fosse uma escolinha de aprendizado. A gente faz várias ações, gostamos de ver o sorriso no rosto da comunidade, porque estamos levando aprendizado. Para mim, é uma grande satisfação fazer parte do programa”, contou a jovem.

Ações e benefícios do programa

Uma das ações realizadas no programa é o acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e no protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Conforme a secretária municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, a gestão do prefeito Arthur ampliou o número de vagas do programa. Ela ainda ressaltou os benefícios proporcionados aos integrantes.

“Hoje a gente tem 200 vagas de possibilidade aqui no Projeto Social. Aumentamos o valor da bolsa, eles recebem uma bolsa auxílio com um valor mais alto, que é uma complementação da renda da fornecemos. Também tem o cartão de alimentação, que é um benefício que vem auxiliar na segurança alimentar dessas famílias”, pontuou.

Dentre os benefícios estão, por exemplo, o vale-transporte, fardamento, lanche, almoço, cartão do bem e bolsa auxílio no valor de R$ 230,00. Com isso, o Dedo Verde dá a oportunidade dos jovens aprenderem sobre a natureza, como cultivar, plantar, os nomes das plantas e a fazer compostagem.

Programação

A programação continua! Na manhã desta segunda-feira, os integrantes participarão de apresentações, dinâmicas, atividades esportivas (falsa baiana e slackline), passeio guiado, exposição de Jet Ski, quadriciclo e um momento relaxante em meio a natureza que o ambiente proporciona.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

18 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

20 horas ago