Educação

Plantando e colhendo sementes do bem: programa Dedo Verde completa 31 anos de atividades voltadas à educação ambiental

Implantado em 14 de abril de 1993, o Programa Dedo Verde completou 31 anos de muita história e atividades voltadas para a educação ambiental. A comemoração de aniversário ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) na sede do programa, localizada no Horto Municipal de Boa Vista.

Atualmente, o programa tem 191 integrantes entre 14 e 18 anos. Desde sua criação, ele já atendeu mais de 21 mil pessoas. De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), o projeto desenvolve atividades de educação ambiental, incentivando a conscientização e o amor pela natureza.

“Esse programa tem a missão de ensinar as questões de meio ambiente para as crianças. Hoje atende com foco no meio ambiente, ensinando ações para plantio, identificando como as crianças podem preservar o meio ambiente, para a gente de fato ter gerações futuras mais preocupadas com o meio ambiente”, disse.

Há mais de dois anos no programa, a jovem Iane Rhauane, de 15 anos, destaca como a sua vida mudou com as atividades que desenvolveu dentro do Dedo Verde.

“Aqui eu aprendi a lidar com a natureza. É como se fosse uma escolinha de aprendizado. A gente faz várias ações, gostamos de ver o sorriso no rosto da comunidade, porque estamos levando aprendizado. Para mim, é uma grande satisfação fazer parte do programa”, contou a jovem.

Ações e benefícios do programa

Uma das ações realizadas no programa é o acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e no protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Conforme a secretária municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, a gestão do prefeito Arthur ampliou o número de vagas do programa. Ela ainda ressaltou os benefícios proporcionados aos integrantes.

“Hoje a gente tem 200 vagas de possibilidade aqui no Projeto Social. Aumentamos o valor da bolsa, eles recebem uma bolsa auxílio com um valor mais alto, que é uma complementação da renda da fornecemos. Também tem o cartão de alimentação, que é um benefício que vem auxiliar na segurança alimentar dessas famílias”, pontuou.

Dentre os benefícios estão, por exemplo, o vale-transporte, fardamento, lanche, almoço, cartão do bem e bolsa auxílio no valor de R$ 230,00. Com isso, o Dedo Verde dá a oportunidade dos jovens aprenderem sobre a natureza, como cultivar, plantar, os nomes das plantas e a fazer compostagem.

Programação

A programação continua! Na manhã desta segunda-feira, os integrantes participarão de apresentações, dinâmicas, atividades esportivas (falsa baiana e slackline), passeio guiado, exposição de Jet Ski, quadriciclo e um momento relaxante em meio a natureza que o ambiente proporciona.

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

4 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

7 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

8 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

8 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

9 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

10 horas ago