Plantando e colhendo sementes do bem: programa Dedo Verde completa 31 anos de atividades voltadas à educação ambiental

Atualmente, o programa conta com 191 integrantes entre 14 e 18 anos, que realizam atividades de conscientização e o amor pela natureza

Plantando e colhendo sementes do bem: programa Dedo Verde completa 31 anos de atividades voltadas à educação ambiental
Aniversário de 31 anos do Programa Dedo Verde – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Implantado em 14 de abril de 1993, o Programa Dedo Verde completou 31 anos de muita história e atividades voltadas para a educação ambiental. A comemoração de aniversário ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) na sede do programa, localizada no Horto Municipal de Boa Vista.

Atualmente, o programa tem 191 integrantes entre 14 e 18 anos. Desde sua criação, ele já atendeu mais de 21 mil pessoas. De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), o projeto desenvolve atividades de educação ambiental, incentivando a conscientização e o amor pela natureza.

“Esse programa tem a missão de ensinar as questões de meio ambiente para as crianças. Hoje atende com foco no meio ambiente, ensinando ações para plantio, identificando como as crianças podem preservar o meio ambiente, para a gente de fato ter gerações futuras mais preocupadas com o meio ambiente”, disse.

Há mais de dois anos no programa, a jovem Iane Rhauane, de 15 anos, destaca como a sua vida mudou com as atividades que desenvolveu dentro do Dedo Verde.

“Aqui eu aprendi a lidar com a natureza. É como se fosse uma escolinha de aprendizado. A gente faz várias ações, gostamos de ver o sorriso no rosto da comunidade, porque estamos levando aprendizado. Para mim, é uma grande satisfação fazer parte do programa”, contou a jovem.

Ações e benefícios do programa

Uma das ações realizadas no programa é o acompanhamento psicossocial e pedagógico para a prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e no protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental.

Conforme a secretária municipal de Gestão Social (Semges), Natália Cortez, a gestão do prefeito Arthur ampliou o número de vagas do programa. Ela ainda ressaltou os benefícios proporcionados aos integrantes.

“Hoje a gente tem 200 vagas de possibilidade aqui no Projeto Social. Aumentamos o valor da bolsa, eles recebem uma bolsa auxílio com um valor mais alto, que é uma complementação da renda da fornecemos. Também tem o cartão de alimentação, que é um benefício que vem auxiliar na segurança alimentar dessas famílias”, pontuou.

Dentre os benefícios estão, por exemplo, o vale-transporte, fardamento, lanche, almoço, cartão do bem e bolsa auxílio no valor de R$ 230,00. Com isso, o Dedo Verde dá a oportunidade dos jovens aprenderem sobre a natureza, como cultivar, plantar, os nomes das plantas e a fazer compostagem.

Programação

A programação continua! Na manhã desta segunda-feira, os integrantes participarão de apresentações, dinâmicas, atividades esportivas (falsa baiana e slackline), passeio guiado, exposição de Jet Ski, quadriciclo e um momento relaxante em meio a natureza que o ambiente proporciona.

Por Ian Vitor Freitas

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x