O prefeito Arthur Henrique entregou nesta terça-feira (2) na zona rural do Passarão e na Comunidade Indígena Serra da Moça, as quadras poliesportivas nas escolas municipais Maria de Lourdes Dias de Abreu e Vovô Jandico.
De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), as duas quadras contam com estrutura moderna, cobertura, assentos e pintura lúdica voltada à primeira infância. Com o novo espaço, os alunos podem praticar as aulas de educação física, assim como atividades culturais e pedagógicas.
“Era uma demanda antiga das escolas rurais indígenas da nossa cidade. Temos aqui, quadras poliesportivas cobertas, reforçadas com estruturas mais fortes, por conta dos ventos. Um equipamento que não vai ser só para a comunidade escolar, vai ser aberto para a comunidade em geral. A gente pede para que as pessoas ajudem a gente a cuidar, para que se mantenha sempre em boa conservação”, disse.
Para a secretária adjunta de educação, Meiry Jani, o trabalho da Prefeitura de Boa Vista continua. Assim, a meta é entregar mais quadras.
“Até o final do ano nós vamos entregar as outras quadras, com o mesmo objetivo, de oferecer espaços de aprendizagem para todas as crianças. A gente consegue visualizar aqui no rosto dos alunos, professores e gestora, que é um momento de alegria”, pontuou.
Revitalização no prédio das escolas
Além da entrega das quadras, as unidades passaram por uma revitalização, com pintura externa e interna, troca do forro, manutenção na parte elétrica e climatização das salas.
Conforme a gestora da Escola Municipal Indígena Vovô Jandico, Jordiana de Oliveira, as obras da prefeitura estão contribuindo o desenvolvimento pedagógico.
“A escola está 100% climatizada, nossos alunos hoje vão receber na sala de aula a climatização e isso vai desenvolver mais ainda o ensino aprendizado que é hoje desenvolvendo a sala de aula. É muito emocionante, porque há anos a gente estava aguardando. Hoje é um sonho que está sendo realizado, tanto para os alunos e servidores, como para comunidade em geral”, relatou.
Adriana Almeida, é mãe dos alunos Wendrya, de 10 anos e Wendrel de 6 anos, que estudam na Maria de Lourdes Dias de Abreu. Ela destaca que até então não havia nenhuma praça ou até mesmo quadra para as crianças brincarem.
“Não tem uma praça para eles brincarem e essa quadra veio para somar. Mesmo na zona rural ou indígena, nos vemos que o padrão das escolas municipais são os mesmos da capital. Nós temos um prefeito que é extremamente preocupado com a comunidade. Sentimento é só de gratidão”, finalizou.
Programação especial da entrega
Ambas as escolas realizaram uma programação especial, para celebrar a inauguração da quadra. Na região do passarão, os alunos da própria unidade, jogaram queimada. Por outro lado, na Comunidade Indígena Serra da Moça, realizaram jogos amistosos da modalidade de Futsal.
Por Ian Vitor Freitas