Educação

Prefeitura inaugura Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista para crianças da rede municipal

A Prefeitura de Boa Vista inaugurou na manhã desta terça-feira (23) o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista. A unidade atenderá crianças diagnosticadas, que estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino. A solenidade ocorreu na avenida Glaycon de Paiva, no bairro São Vicente.

O objetivo é garantir o atendimento às crianças e oferecer suporte às famílias e escolas na educação especializada. O centro atende nas seguintes áreas: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia, arte, educação física, bem como serviço social.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a nova unidade vai atender crianças com salas especificas, seguindo a necessidade de cada aluno. Assim, as famílias podem ter uma qualidade de vida melhor.

“A gente tá colocando hoje para funcionar um equipamento público que não tem nada parecido aqui em Boa Vista. Uma estrutura muito adequada para atender essas crianças, com salas específicas para realizarmos cada tipo de trabalho, seja trabalho de desenvolvimento cerebral, seja para trabalho de atendimento físico da criança. Tudo isso buscando dar mais qualidade de vida não só para criança com deficiência, mas para as famílias“, disse.

Prefeito Arthur Henrique – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

A mãe da Maria Fernanda, de 8 anos, a Thays Ribeiro, por exemplo, explicou que a filha recebeu o laudo com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em 2021, mas ela sempre sentiu a necessidade de um atendimento para a filha.

“Eu pesquiso muitas coisas para poder ajudar ela, porque é muito complicado conseguir vaga […] tem gente que está na lista de espera desde meses atrás para o particular. Tem uma das sessões que ela precisa fazer, que se eu fosse fazer no particular, é pelo menos R$ 1.700,00 e não tenho condições. [O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista] Vai ajudar muito no desenvolvimento deles”, relatou.

Maria Fernanda, de 8 anos na sala de atendimento especializado – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Prefeitura e aEducação Especial’

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino da Prefeitura possui 1.309 alunos considerados público-alvo, inseridos na ‘Educação Especial’. O atendimento é voltado para crianças com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, autistas e alunos com altas habilidades.

Dos alunos da ‘Educação Especial’, cerca de 780 têm autismo e para atender da melhor forma, a rede de ensino conta com 128 professores especialistas na área de educação especial.

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo Sales crianças que ainda não têm laudo, recebem atendimento nas escolas.

“Geralmente quem é autista já tem o laudo, porém, enquanto não é de diagnosticado, ele é um aluno em investigação. Mas nas salas a gente tem atendimento especializado. O laudo não é critério para atendimento. A gente sabe que é um trabalho importante e que vai ajudar muito no desenvolvimento e quanto mais cedo a gente fizer essas intervenções, maiores serão os resultados”, finalizou.

Sala de fisioterapia – Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Por Ian Vitor Freitas

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

13 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

17 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago