Prefeitura vai abrir mais de 3 mil vagas na educação com construção e ampliação de escolas em Boa Vista

Capital segue um padrão moderno nos novos prédios, priorizando a qualidade do ensino, o conforto e bem-estar das crianças do município

Prefeitura vai abrir mais de 3 mil vagas na educação com construção e ampliação de escolas em Boa Vista
Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O crescimento da população em Boa Vista aumenta também as demandas de matrículas escolares. Com o novo pacote de obras anunciado nessa terça-feira (16), pelo prefeito Arthur Henrique (MDB), mais três escolas serão ampliadas e outras três construídas ainda em 2024, além das unidades que já estão com obras em andamento. O investimento total do pacote, que ainda inclui infraestrutura, saúde, lazer e social, é de R$ 261 milhões.

“Buscamos atender as crianças com os melhores materiais, profissionais e a melhor estrutura. Com as construções e ampliações desse novo pacote, serão mais 3.240 alunos estudando na rede municipal. O bairro Pedra Pintada, por exemplo, vai receber a primeira escola e as crianças da região vão poder estudar perto de casa. Investir nas crianças é investir no futuro”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Novo pacote de obras

Ampliação

  • Escola Municipal Profª. Glemíria Gonzaga Andrade – Bairro Cidade Satélite: +600 vagas no Ensino Fundamental
  • Escola Municipal Palmira de Castro Machado – Bairro Araceli: +300 vagas no Ensino Fundamental
  • Escola Valderleide Baraúna Brandão – Bairro Jardim Equatorial: +180 vagas na creche integral

Construção de escolas de ensino infantil

  • Bairro Pedra Pintada – 720 vagas
  • Bairro Dr. Airton Rocha – 720 vagas
  • Bairro Araceli – 720 vagas

Desde 2021, a Prefeitura de Boa Vista ampliou e reformou sete escolas e, além disso, construiu 10 creches. Com essas obras, o Município criou 9.854 vagas na rede de ensino. Atualmente, outras duas escolas são ampliadas na área urbana. A Escola Municipal José Davi Feitosa Neto, no Murupu, área rural de Boa Vista, vai ganhar um prédio novo. A prefeitura também atende 899 crianças, em idade de creche, em escolas conveniadas.

“Nossa prioridade é atender o máximo de crianças possível, com escolas confortáveis e ensino de qualidade. Hoje, temos mais 52 mil alunos matriculados na rede municipal. Com essas novas entregas, vamos conseguir ampliar ainda mais a oferta de vagas em Boa Vista”, frisou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales.

Mais conforto para os alunos

A rotina de educação, lazer e esporte na Escola Municipal Antônio Airton Oliveira Dias vai ser aprimorada. Essa é uma das unidades que passam por ampliação atualmente. Assim, os pequenos vão receber uma quadra poliesportiva esse ano. A mudança vai possibilitar ainda mais atividades que visam o desenvolvimento da coordenação motora ampla, lateralidade e dominância de corpo.

Conforme a moradora do bairro Paraviana, Queyla Silva, a construção chegou em boa hora. “Meus filhos adoram brincar e têm muita energia para gastar, me sinto bem em saber que vão ter um espaço dedicado inteiramente para isso”, disse a mãe de Henrique e Monique Silva, de 3 e 4 aninhos.

A pequena Kenys Ester tem 11 anos e está no 5º ano da Escola Municipal Profª. Maria Francisca da Silva Lemos, que foi ampliada para um novo prédio de dois andares com cinco salas de aula e recebeu 300 matrículas novas em 2024. Dentre essas, a de Kenys. “Sou novata e estou amando estudar na nova escola. É muito bonita”, disse.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x