Educação

Professores aprovados no concurso de Secretaria de Educação se manifestam nesta quarta-feira, 18, para cobrar convocação

Professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação (SEED), se reuniram na manhã desta quarta-feira, 18, em frente ao novo prédio da Pasta, na praça do Centro Cívico, em Boa Vista para manifestação.

Os profissionais pedem a convocação dos candidatos aprovados no concurso que aconteceu em outubro de 2021. Eles se manifestam desde 2022 em reivindicação aos chamamentos para preenchimento de vacâncias na rede pública de educação. A validade do concurso vencerá em 2025.

Marcos Camarão, professor de história, afirmou que a espera já dura quatro anos, e que o prazo de validade do concurso encerra no próximo ano.

“Estamos nessa luta e espera, há pelo menos quatro anos. E o concurso vencerá em 2025. Ou seja, iniciamos nessa luta desde 2021. Sabemos que tem a vacância, lista enormes de aprovados no concurso em cadastro de reservas, com professores bem qualificados, que estudaram e se prepararam para o concurso.  São profissionais que estão com grandes expectativas para assumirem seus cargos”, explicou.

À época, segundo os próprios professores, mais de 900 pessoas esperavam pela convocação. Agora, conforme a categoria, são cerca de 500 profissionais que aguardam chamamento para suprir as necessidades das escolas estaduais.

Ainda de acordo com os candidatos aprovados, o motivo da nova manifestação ocorre após “massivas contratações temporárias”, o que, segundo eles, descumpre a legislação estadual e a constituição de Roraima.

“Estamos cobrando das autoridades como governo e secretaria de Educação, para que haja o chamamento porque existe sim vacância. E além disso, estão chamando seletivados e quanto a isso, não temos uma boa transparência nesse processo”, declarou Marcos Camarão, professor de história.

O que diz a Seed

Procurada, a Secretaria de Educação informou que, no final do mês de novembro, uma comitiva de professores do cadastro de reserva esteve na Seed e foi recebida. Disse ainda que, na oportunidade, esclareceu que Departamento de Recursos Humanos está trabalhando na pré-lotação de professores para o ano letivo de 2025.

A Pasta explicou que somente após o fechamento da lotação será possível levantar as necessidades para que se possa realizar novas chamadas do Cadastro Reserva.

Por fim, a Secretaria reforçou que tanto o Governo de Roraima quanto a Seed “estão sempre de portas abertas ao diálogo com a categoria”.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • Eu sou umas das professoras aprovadas no concurso da educação. Me sinto muito angustiada devido o pouco tempo que nós resta para assumir o concurso. Sabendo que já havia muito tempo sem concurso e eles alegam que não tem vaga e aquantidade de seletivados que fazem é inaceitável que não tenha vaga para nós.

Recent Posts

PRAGA FINANCEIRA: Polícia Civil deflagra operação contra empresário acusado de aplicar golpes contra produtores do agronegócio em RR

De acordo com as investigações, o estelionatário já teria causado prejuízo estimado em R$ 3…

7 horas ago

Senado discute Projeto de Lei que garante gratuidade nas contas de água e luz em caso de calamidade pública

Medida deve valer para residências com consumo de até 20 metros cúbicos de água por…

10 horas ago

Brasil amplia prevenção e adota tratamentos inovadores para eliminar a tuberculose

País vem intensificando os esforços para eliminar a tuberculose como problema de saúde pública. Cuidado…

11 horas ago

13º antecipado do INSS: confira detalhes do cronograma de pagamento

Repasse será em duas parcelas a partir do fim de abril. Confira quando você recebe

12 horas ago

Prefeitura de Caracaraí vai gastar mais de R$ 2 milhões em combustível para uma secretaria

Informação está publicada no Diário Oficial dos Municípios. Contratação é assinada pela prefeita Diane Coelho

12 horas ago

Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito para comunidades indígenas de Alto Alegre

Atendimentos acontecem até o dia 11 de abril. Para ter acesso ao serviço, basta, permanecer…

13 horas ago