Aprovados se reuniram em frente ao novo prédio da Educação - Foto: Gabriel Cavalcante
Professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação (SEED), se reuniram na manhã desta quarta-feira, 18, em frente ao novo prédio da Pasta, na praça do Centro Cívico, em Boa Vista para manifestação.
Os profissionais pedem a convocação dos candidatos aprovados no concurso que aconteceu em outubro de 2021. Eles se manifestam desde 2022 em reivindicação aos chamamentos para preenchimento de vacâncias na rede pública de educação. A validade do concurso vencerá em 2025.
Marcos Camarão, professor de história, afirmou que a espera já dura quatro anos, e que o prazo de validade do concurso encerra no próximo ano.
“Estamos nessa luta e espera, há pelo menos quatro anos. E o concurso vencerá em 2025. Ou seja, iniciamos nessa luta desde 2021. Sabemos que tem a vacância, lista enormes de aprovados no concurso em cadastro de reservas, com professores bem qualificados, que estudaram e se prepararam para o concurso. São profissionais que estão com grandes expectativas para assumirem seus cargos”, explicou.
À época, segundo os próprios professores, mais de 900 pessoas esperavam pela convocação. Agora, conforme a categoria, são cerca de 500 profissionais que aguardam chamamento para suprir as necessidades das escolas estaduais.
Ainda de acordo com os candidatos aprovados, o motivo da nova manifestação ocorre após “massivas contratações temporárias”, o que, segundo eles, descumpre a legislação estadual e a constituição de Roraima.
“Estamos cobrando das autoridades como governo e secretaria de Educação, para que haja o chamamento porque existe sim vacância. E além disso, estão chamando seletivados e quanto a isso, não temos uma boa transparência nesse processo”, declarou Marcos Camarão, professor de história.
Procurada, a Secretaria de Educação informou que, no final do mês de novembro, uma comitiva de professores do cadastro de reserva esteve na Seed e foi recebida. Disse ainda que, na oportunidade, esclareceu que Departamento de Recursos Humanos está trabalhando na pré-lotação de professores para o ano letivo de 2025.
A Pasta explicou que somente após o fechamento da lotação será possível levantar as necessidades para que se possa realizar novas chamadas do Cadastro Reserva.
Por fim, a Secretaria reforçou que tanto o Governo de Roraima quanto a Seed “estão sempre de portas abertas ao diálogo com a categoria”.
Fonte: Da Redação
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
View Comments
Eu sou umas das professoras aprovadas no concurso da educação. Me sinto muito angustiada devido o pouco tempo que nós resta para assumir o concurso. Sabendo que já havia muito tempo sem concurso e eles alegam que não tem vaga e aquantidade de seletivados que fazem é inaceitável que não tenha vaga para nós.