Prédio da Secretaria de Educação - Foto: Ascom/Seed
Professores aprovados no cadastro de reserva do concurso realizado em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) estão cobrando a nomeação dos candidatos que ainda aguardam chamamento. O edital, que inicialmente teria validade de dois anos, teve prorrogação e agora vence em dezembro de 2025.
Um dos aprovados, o professor de História Kleber Medeiros, disse em entrevista à TV Imperial que o grupo luta ativamente pelo direito à convocação.
“Eu fiz o concurso em 2021, nós estudamos, não somente eu, mas outros pais de famílias, mães. Então, nós fizemos esse concurso, nós passamos em 2021 e esse concurso, esse edital tem uma duração de dois anos. Depois de muita pressão, foi prorrogado por mais dois anos, então termina agora em dezembro. Nós estudamos e fomos aprovados. Nós estamos querendo que o governador possa nos chamar, porque é direito nosso”, disse.
Conforme ele, existem vacâncias no quadro da Seed e o Estado teria condições de nomear os aprovados. “Vale ressaltar que o MP pressionou a Segad e a Segad fez um levantamento. Há aproximadamente quase duas mil vacâncias e nós sabemos que tem vaga”.
Para o docente, as contratações temporárias não tem suprido a carência nas escolas estaduais. “Só esse ano teve dois seletivos e duas chamadas e acaba não suprindo. A gente que é do meio sabe que tem alunos que estão estudando com professores de outra área”, destacou.
Por fim, Kleber fez um apelo direto ao governador e ao secretário de Educação. “Eu quero falar para o governador, para o secretário [de Educação], que eles zelem o cadastro de reserva, porque têm muitos pais e mães de família que estudaram e precisam do seu trabalho e de um emprego mais efetivado, que eles possam se sensibilizar”, concluiu.
Procurada, a Secretaria de Educação e Desporto informou que o Governo do Estado realizará uma nova convocação no mês de novembro.
O número de convocados está sendo definido conforme as necessidades da rede estadual de ensino, considerando as vacâncias decorrentes de aposentadorias, demissões ou falecimentos de docentes.
Esclareceu que assim que a nova lista for definida, a convocação será amplamente divulgada na imprensa local, no site oficial da Seed (educacao.rr.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria.
Fonte: Da Redação
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos