Professores aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seed) se reuniram novamente em frente ao prédio da pasta na manhã desta sexta-feira (12) para cobrar convocação. Eles alegam que o Governo do Estado está suprindo as vagas com seletivos. Enquanto os do concurso público estão deixados de lado.
Conforme os manifestantes, na educação estadual há vagas suficientes para convocar todos os professores do cadastro de reserva. O Governo do Estado realizou o concurso em 2021.
Nesse sentido, o professor de geografia Jocesy Alves relatou que o muitos profissionais seletivados estão ocupando as vagas que deviam ser do cadastro reserva.
“Nosso objetivo e a nossa manifestação é que seja cancelado esse seletivo. Está nos prejudicando e a prioridade deve ser dada aos professores do cadastro de reserva. O concurso foi feito justamente para que depois de chamado os professores anteriores as vagas em vacância deveriam ser dos professores do cadastro de reserva”, disse.
Falta de transparência
De acordo com o professor de História, Silvio Marcio, todos os docentes vão apresentar ao Tribunal de Contas de Roraima uma medida cautela e cobra transparência do Governo do Estado.
“Nós consideramos que inverte totalmente a lógica do que é legal. Há um processo seletivado para todas as disciplinas, não só pras disciplinas onde há uma demanda maior. Na verdade, o pedido de suspensão é só um ponto da pauta específica. Nós ainda defendemos aquilo que nós desde o ano passado estamos cobrando, a transparência”, informou.
Por fim, Silvio pede que o governador Antonio Denarium (PP) se sensibilize com a manifestação dos professores e que ele cumpra o que está na lei.
“Queria dizer ao governador do estado de Roraima, que ele se sensibilize com a nossa causa e se ele é um legalista, como ele disse ser, que cumpra o que está na lei. Que chame o cadastro de reserva dos professores aprovados”, completou.
Citada
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado. Por meio de nota, a Seed disse que recebeu o grupo ainda nesta sexta-feira (10). E, esclareceu ao profissionais que “que alguns componentes curriculares não possuem professores aprovados de forma suficiente para atender as necessidades da rede.”
Por fim, disse ainda ainda que existem professores afastados em razão de licença médica e licença para estudos. O que assim geram a necessidade de contratação de professores por meio de processo seletivo.
Fonte: Da Redação.