Educação

Projeto em parceria com editora Eureka e Prefeitura de Boa Vista vai incentivar hábito da leitura

O Projeto ‘Literatura a Vapor’ em parceria com a editora Eureka e Prefeitura de Boa Vista, tem como objetivo incentivar o hábito da leitura em creches e pré-escolas da capital. Para desenvolver o projeto,  os coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil de Boa Vista estão em um ciclo de formação. Assim, o evento está ocorrendo no no auditório da Faculdade Estácio da Amazônia.

O curso teve início nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 24. Conforme a Prefeitura, devem participar mais 600 profissionais.

Eureka

A formação conta com a participação da equipe pedagógica, bem como de assessores do grupo Eureka. Estão presentes a editora Luana Vignon e a pedagoga Elisabete da Cruz. Elas propõem a atividade de formação baseada no conteúdo teórico com foco na experimentação por meio de exercícios, problemáticas e o despertar de novos olhares. Além de possibilitar o desenvolvimento criativo e dinâmico do educador para então ter as melhores práticas pedagógicas de leitura.

Incentivo

Do mesmo modo, Lilian Vieira, gerente de planejamento de Educação Infantil, incentiva a leitura desde o início da infância. Para ela, é importante para estimular o aprendizado, o desenvolvimento cognitivo e intelectual. E, da mesma forma, fortalece os laços afetivos tanto na escola quando em casa.

Esta é a oportunidade que os professores têm de aprofundar seus conhecimentos e manusear o material com as crianças. E com isso ser um mediador neste processo de conhecimento. Esta é a melhor faixa etária, onde a criança amplia seus conhecimentos por meio da leitura, tem gosto pela leitura desde o berço e a creche, até iniciar o seu processo de aprendizagem de forma autônoma”, destacou Lilian.

Visitas técnicas

Além da formação, a equipe mediadora fará visitações técnicas em algumas creches e escolas. Isso para conhecer o ambiente escolar, além de convidar as crianças, professores e pais para um momento de contação de história. Ensinando-os assim as estratégias de mediação de leitura.

A equipe vai então, visitar o núcleo de Creches Satélite II nesta terça-feira (21). E, na quarta-feira, (22) será a vez da Escola Socorro Brandão. E para finalizar quinta-feira (24), a visita será na Escola Antonia Cutrin.

Importância da leitura

Além disso, a professora Juliana Gomes de Brito, da Escola Eunice Queiroz, também destacou a leitura como fundamental para Educação Infantil.

“Por ser algo novo, é atraente tanto para nós mediadores como para as crianças. A leitura é o principal meio para o desenvolvimento das crianças. O contato com os livros, com histórias, poemas, com estes conteúdos valoriza e estimula a criança a imaginar. Estimula a oratória. Então as expectativas com o projeto são muito boas”, explicou.

Mais sobre o projeto

O projeto consiste em um livro, que é uma espécie de manual. Ele contém uma série de recomendações, dicas e diversos outros elementos. Eles contribuem para a elaboração de projetos, propostas de atividades para o fortalecimento do ensino, bem como para o aprendizado dos alunos e assim segue. Por fim, a Prefeitura adquiriu 12 mil unidades para atender as turmas de maternais das creches e pré-escolas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

9 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago