Educação

‘Projetor Delas’: programação cinematográfica alerta sobre violência contra a mulher em RR

As estudantes e colaboradoras do Observatório da Violência contra a Mulher em Roraima realizam e convidam os interessados a participar do CineObservatório/Projetor Delas. A atividade ocorrerá nesta quintas-feira, às 16h, na sala 3 do Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O projeto observa a violência sob uma perspectiva mais aprofundada e conceituada e tem o intuito de manter ativa a discussão. Assim, são exibidos filmes e propostos debates, onde ocorrem conversas e trocas.

Conforme a voluntária do programa, Gabriela Murillo, a intenção da iniciativa é debater questões que geralmente não entram em discussões rotineiras. Para ela, a expectativa aumenta a cada encontro.

“A expectativa para o próximo encontro é que a gente tenha um público um pouco maior. Então a expectativa é boa, até por conta da época em que está sendo feito […] as introduções dos debates são por meio dos filmes. Muitas pessoas se sentem confortáveis para conversar depois dos vídeos e depoimento das pessoas”, disse.

Nesta quinta-feira (19), já ocorre o terceiro encontro do projeto. Confira:

  • 16h00 — Filme: O silêncio das inocentes (documentário, 52min, 2010);
  • 17h50 — Roda de Conversa: No campo, no lavrado, nas flores e nas cidades: Violência Intrafamiliar e contra as mulheres, seus desafios e futuros possíveis.

A mediação é ordenada por Alessandra Medeiros, e auxiliada pelas colaboradoras Mávera Teixeira, Gabriela Murillo, Randielly Soares e Ully Sabina.

As interessadas em participar, devem realizar a inscrição clicando aqui. Ou então pode fazer de forma presencial no dia do evento.

Violência contra mulher

No 1º trimestre de 2022, o número de medidas protetivas em casos de violência contra a mulher cresceu em 32,24% em Roraima. Os dados foram comparados com o ano de 2021 e então divulgados no mês de julho do ano passado, pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Além disso, Roraima teve a taxa de 8,3 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes em 2021, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O estado também está no pódio do país quando se trata da taxa de violência doméstica, conforme o Anuário. Com 456 casos para cada 100 mil habitantes, Roraima é o segundo colocado. Em primeiro, está o Mato Grosso com 534. Enquanto em terceiro, aparece Rondônia com 445.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

8 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

11 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

11 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

13 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

14 horas ago