Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 que não foram aprovados, podem entrar na lista de espera da plataforma. A informação é do Ministério da Educação (MEC).
A lista de espera do Sisu visa preencher as vagas que ficarem ociosas por falta de apresentação de documentos ou desistência dos candidatos.
As inscrições devem ser feitas pelo estudante interessado até o dia 08 de março, no site do Sisu. Até o dia 10 de março o Mec deve divulgar o resultado.
Dessa forma, essa é a chance dos candidatos que os candidatos reprovados tem de tentar mais uma vez por meio da lista de espera.
A estudante Beatriz Santos, 18 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar ingressar no curso de Jornalismo pelo Sisu. Ela conferiu o resultado do processo seletivo e viu que não foi contemplada com a vaga.
“Vou me inscrever para a lista de espera, vai que tenho sorte. Estou no cursinho para me preparar para o Enem desse ano”, disse.
Nessa edição, houve queda no número de inscrições. No total, 1.054.474 de pessoas se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2022, de acordo com o Ministério da Educação.
O número é 15,64% menor do que o já registrado na seleção para o primeiro semestre de 2021, quando foram então contabilizados 1.250.095 inscritos.
Neste semestre, os 10 cursos com maior oferta de vagas são: Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil. Para participar desta edição do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado na condição de treineiro.
Uma outra novidade anunciada foi a alteração no cronograma do Sisu 2022.1 a partir do período destinado para matrícula dos estudantes selecionados.
O período para matrícula ou registro acadêmico dos selecionados na chamada única terminaria no dia 28 de fevereiro. Com a mudança, o prazo vai se estender até 8 de março. O período de inscrição para o Sisu não foi alterado.
Quem não conseguir ser contemplado com uma das vagas do Sisu pode continuar com o sonho de estudar, através de bolsas de estudo disponibilizadas por programas de inclusão educacional de iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil.
O programa oferece assim, bolsas para todas as modalidades de ensino, incluindo graduação, com até 70% de desconto para cursos presenciais e a distância, em parceria com milhares de instituições de ensino de todo o país.
Por fim, as inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano e não precisa de nota do Enem ou comprovante de renda. No final do curso, o estudante não paga nada, já que se trata de bolsa de estudo.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…