Nesta sexta-feira (9), às 23h59, horário de Brasília, termina o período de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vai contratar 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais. O número de inscritos alcançou o recorde de dois milhões de candidatos. Contudo, 700 mil ainda precisam pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação.
A prova ocorrerá em 220 cidades de todos os estados e Distrito Federal, aplicada no dia 5 de maio. Os candidatos poderão concorrer a uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos dos oito editais.
Processo seletivo
Esta é a primeira vez que o governo federal realiza um processo seletivo no qual é possível o candidato concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, por ordem de interesse, e, além disso, pagando apenas uma taxa de inscrição. Para isso, é necessário selecionar o bloco temático e o nível de escolaridade com que o candidato pretende concorrer. As taxas de inscrição estão no valor de R$ 90 para vagas do ensino superior e R$ 60 para os concorrentes de nível médio.
Por outro lado, os candidatos que não tiveram os pedidos de isenção aceitos poderão pagar a taxa e participar do concurso. Todo o processo de inscrição ocorre por meio página da Cesgranrio, a banca realizadora do processo seletivo, com o uso da conta gov.br.
Os candidatos inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro e no dia 29 de abril será possível a consulta ao local de prova. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho deve sair o resultado final com a classificação dos aprovados.
Fonte: Agência Brasil