
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) lançou recentemente o Programa Institucional de Implantação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CADTI/UERR), que prevê o planejamento e execução de políticas de inovação da instituição. O objetivo é fortalecer a cultura de inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Roraima.
O CADTI/UERR tem por metas impulsionar a qualificação profissional e desenvolver o capital intelectual dos estudantes, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho.
“O CADTI/UERR não é apenas um centro acadêmico, é um agente transformador, visando preencher lacunas na educação superior e na pesquisa científica relacionadas à inovação e ao empreendedorismo”, destacou o reitor Prof. Dr. Cláudio Travassos.
De acordo com Travassos, o programa reafirma o compromisso da UERR com o avanço socioeconômico e cultural do estado. “À medida que os acadêmicos se envolvem, espera-se que contribuam para o crescimento do setor produtivo de Roraima, impulsionando a transformação econômica da região Norte”, apontou.
Objetivo do programa da UERR
A iniciativa também busca estreitar os laços entre a universidade e o ecossistema de inovação local. Além de implementar políticas internas que melhorem as condições acadêmicas para a inovação, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias e projetos.
Por meio da iniciativa, a produção científica e práticas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento tecnológico serão potencializadas.
“A extensão universitária será uma prioridade, com cursos e eventos colaborativos em parceria com o ecossistema de inovação. Essas ações visam atender aos anseios dos envolvidos e beneficiar o desenvolvimento de Roraima”, complementou o reitor.
A Comissão de Gestão da Inovação da UERR, instituída por meio do programa, conta com representantes de diversos cursos e membros externos ligados à inovação, que vão liderar o processo. Seu foco principal será estimular o empreendedorismo e a inovação dentro da universidade. Outro objetivo é sugerir disciplinas, cursos de formação inicial, assim como pós-graduação relacionados ao tema.
Essas iniciativas estarão alinhadas às necessidades do ecossistema de inovação, bem como ao desenvolvimento sustentável do estado. A aprovação das políticas e ofertas ocorrerá através da Comissão e pelo Conselho Universitário.
“O programa representa um novo momento institucional para a UERR, ainda mais comprometido com as questões locais e econômicas do estado”, concluiu Cláudio Travassos.
Fonte: Da Redação