UERR lança programa de incentivo à inovação e empreendedorismo

Objetivo é fortalecer a cultura de inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Roraima

UERR lança programa de incentivo à inovação e empreendedorismo
Foto: UERR

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) lançou recentemente o Programa Institucional de Implantação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CADTI/UERR), que prevê o planejamento e execução de políticas de inovação da instituição. O objetivo é fortalecer a cultura de inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Roraima.

O CADTI/UERR tem por metas impulsionar a qualificação profissional e desenvolver o capital intelectual dos estudantes, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho.

“O CADTI/UERR não é apenas um centro acadêmico, é um agente transformador, visando preencher lacunas na educação superior e na pesquisa científica relacionadas à inovação e ao empreendedorismo”, destacou o reitor Prof. Dr. Cláudio Travassos.

De acordo com Travassos, o programa reafirma o compromisso da UERR com o avanço socioeconômico e cultural do estado. “À medida que os acadêmicos se envolvem, espera-se que contribuam para o crescimento do setor produtivo de Roraima, impulsionando a transformação econômica da região Norte”, apontou.

Objetivo do programa da UERR

A iniciativa também busca estreitar os laços entre a universidade e o ecossistema de inovação local. Além de implementar políticas internas que melhorem as condições acadêmicas para a inovação, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias e projetos.

Por meio da iniciativa, a produção científica e práticas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento tecnológico serão potencializadas.

“A extensão universitária será uma prioridade, com cursos e eventos colaborativos em parceria com o ecossistema de inovação. Essas ações visam atender aos anseios dos envolvidos e beneficiar o desenvolvimento de Roraima”, complementou o reitor.

A Comissão de Gestão da Inovação da UERR, instituída por meio do programa, conta com representantes de diversos cursos e membros externos ligados à inovação, que vão liderar o processo. Seu foco principal será estimular o empreendedorismo e a inovação dentro da universidade. Outro objetivo é sugerir disciplinas, cursos de formação inicial, assim como pós-graduação relacionados ao tema.

Essas iniciativas estarão alinhadas às necessidades do ecossistema de inovação, bem como ao desenvolvimento sustentável do estado. A aprovação das políticas e ofertas ocorrerá através da Comissão e pelo Conselho Universitário.

“O programa representa um novo momento institucional para a UERR, ainda mais comprometido com as questões locais e econômicas do estado”, concluiu Cláudio Travassos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x