Um “simples” movimento e… “xeque-mate”, partida vencida. O xadrez é mais que um jogo de tabuleiro, é um dos esportes que mais exigem habilidades e concentração. A prática regular aprimora os atletas, mas também pode ser uma excelente opção para aqueles que buscam uma atividade para exercitar o cérebro.
Nesse sentido, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai ofertar aulas gratuitas por meio do projeto de Extensão. O projeto é “Direitos Humanos e Cidadania: Ações Interdisciplinares a Partir do Método Aprenda Xadrez com os Filósofos”.
Além disso, a iniciativa conta com a parceria da Federação Roraimense de Xadrez (FEROX).
Inscrições
Conforme a Uerr, as inscrições ocorrerão de forma presencial, a partir do dia 28 de fevereiro, às 16 horas, na sede da Ferox, no segundo piso do Estádio Canarinho.
Do mesmo modo, a previsão é que as aulas aconteçam até novembro, às terças-feiras, no período vespertino, intercaladas com aulas virtuais. Qualquer pessoa pode realizar a inscrição e as turmas divididas por grupos etários e categorias.
De acordo com o responsável pelo projeto, professor Edgard Zanette, as aulas terão viés transdisciplinar e interdisciplinar. Um dos livros usados será o “Aprenda Xadrez com os Filósofos”, de autoria de Zanette e publicado pela UERR Edições.
“Utilizaremos uma filosofia lúdica, através da qual os estudantes aprenderão diversas ciências ao mesmo tempo, trabalhando as noções científicas de forma aprazível”, detalha.
Edgard Zanette é coordenador do curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR. Por fim, para mais informações sobre as aulas de xadrez, os interessados podem entrar em contato por meio do obtidas pelo e-mail [email protected].