Educação

UFRR apresenta empreendimentos de ecoturismo em Tepequém para acadêmicos de Administração

Acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participaram de uma visita técnica em dois empreendimentos de ecoturismo. A visita ocorreu em Tepequém nos dias 27 e 28 de julho. A região, conhecida por inciativas de turismo ecológicos e sustentáveis está localizada em Amajari, município ao norte de Roraima.

A atividade coordenada pelo professor Carlos Augusto de Carvalho, envolveu 31 estudantes das disciplinas de Administração do Turismo e Empreendedorismo. A visita ocorreu na Estância Ecológica SESC – Tepequém e na Pousada e Pizzaria Platô. Conforme o objetivo do projeto de extensão, as atividades integram as “Estratégias para Organizações com base em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A programação incluiu palestras técnicas e experiências práticas, com o intuito de aprimorar a gestão de empreendimentos sustentáveis em áreas de ecoturismo. Ou seja, os estudantes tiveram exposições sobre processos de funcionamento e gestão dos empreendimentos, incluindo logística, finanças, pessoal, sustentabilidade e operação.

Experiência enriquecedora

A aluna Lara Tavares destaca a experiência da visita técnica como enriquecedora. “Justamente para enxergar na prática as possibilidades que a administração nos traz. A prática nos ajuda a traçar planos e, no meu caso, confirmar o que pretendo seguir na área ambiental ligada a gestão”, afirma Lara.

Além dela, o aluno Irving Maynard Azevedo diz que a atividade é principalmente uma oportunidade de praticar os conhecimentos vistos em sala de aula. “Nós entendemos na prática o que foi visto e vivenciado dentro de sala de aula. Questões de organização, atrativos e como uma empresa consegue adequar suas atividades para atender os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, observa Irving.

Para o professor Carlos Augusto de Carvalho, as atividades visam aprofundar o conhecimento teórico como também o prático. “Os acadêmicos buscam aplicar seus conhecimentos naquela área específica. O projeto busca assim, fazer com que os alunos criem ações para tomadas de decisões em longo prazo. Estratégia importante para aproximar os estudantes de uma realidade social”, explica Carlos.

O professor foi quem ministrou a palestra: “Tepequém, Turismo e Sustentabilidade”, e trouxe reflexões sobre a importância do turismo sustentável, impactos ambientais e sociais da atividade na região e experiência como empreendedor. Isto é, conectar o estudante com a realidade do mercado de turismo local.

A iniciativa reforça o compromisso da UFRR com a formação de profissionais conscientes e preparados para atuar com responsabilidade ambiental e visão empreendedora. A proposta se alinha com os princípios da Agenda 2030 da ONU. “Essas ações estratégicas visam mitigar problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Elas trazem benefício tanto para as comunidades, tanto quanto para empresas e pousadas. E, ao final, a proposta é fazer um Plano Diretor de Turismo para a Tepequém”, afirma ainda.

Fonte: da Redação

Beatriz Prill

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

5 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago