O II Seminário do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal em Roraima (LEGAL) será realizado nesta terça-feira, 24, a partir das 18h, no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (CCH/UFRR). Nesse sentido, o tema será “Pesquisa, eleições e agenda política ambiental”. O evento é aberto, com inscrição no local e acima de tudo, oferece certificado de extensão universitária de 4 horas
A realização acontece em parceria com o Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (CCH/UFRR) com o apoio da Iniciativa Amazônia +10, da Governança Pan-Amazônica: Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Clima e Sociedade (ICS), do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA), assim como o Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia (LAPEJ/CJor/UFRR).
Dessa forma, o objetivo do seminário tem foco nos resultados de pesquisas que tratam da produção legislativa e dos processos eleitorais, para orientar a atuação dos gestores públicos e a própria produção de políticas públicas. Em outras palavras, o enfoque visa conhecer a realidade, as especificidades e os desdobramentos dos processos eleitorais no Estado de Roraima, como também a produção legislativa dos parlamentos.
O Legal Roraima é um observatório interinstitucional em rede, com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira.
Possui, principalmente, dupla natureza: a pesquisa no campo da ciência política e focado na produção acadêmico-científica da Amazônia Legal sobre indicadores políticos, econômicos e sociais dos estados da região; e sobretudo, contribuir para a ampliação da massa crítica de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil, tendo em vista uma participação política e cidadã qualificada.
Confira a programação completado seminário:
- 18h – Abertura
- Coordenação: Profª. Drª. Geyza Pimental (NUPEPA/UFRR)
- 18h30 – LEGAL, um breve histórico
- Prof. Dr. Roberto Ramos (UFRR) – Coordenador do LEGAL/RR
- 19h – Métodos, fontes e bancos de dados
- Prof. Dr. Edlileuson Almeida (UFRR) – Pesquisador pleno do LEGAL/RR
- 19h30 – Produção legislativa da CMBV (2021-2023)
- Profª. Drª. Antonia Miguel (Estácio da Amazônia) – Comitê científico do LEGAL
- 20h – Meio-ambiente e política ambiental em Roraima
- Prof. Dr. Cleber Franklin (UFRR) – Pesquisador sênior do LEGAL/RR
- 20h30 – Revisitando a eleição presidencial de 2022 na Amazônia Legal
- Prof. Dr. Roberto Ramos (UFRR) – Coordenador do LEGAL/RR
- 21h – Debate
- 21h30 – Encerramento
Fonte: Da Redação

