O roraimense Endryw Malheiros, de 11 anos, disputou o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 onde conquistou o 3º lugar na categoria Superpesado (+60kg). A competição ocorreu entre os dias 15 e 16 de outubro, em Curitiba, no Paraná.
O estado de Roraima esteve presente na competição realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em uma delegação composta por cinco atletas. Além do técnico Klinger Souza, sensei no Dojo Kohai.
“Foi uma competição de alto nível, apesar da idade dos atletas. Todos em busca do mais alto do pódio e querendo mostrar para o Brasil que a base está forte”, disse Klinger.
Anteriormente, Endryw já havia se consagrado campeão brasileiro regional em abril deste ano, no Pará. Classificado para a competição de nível nacional, dessa vez, o adolescente precisou enfrentar judocas de São Paulo, Ceará, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
“Pedi a Deus para que ele me desse mais uma chance para eu poder chegar no pódio ou ao menos medalhar. Graças a Deus eu consegui […] agora é só voltar para a casa, treinar mais do que já treino, porque ano que vem ‘é nós’ de novo”, ressaltou.
O técnico Klinger Souza avaliou as lutas como difíceis até a conquista da medalha. Para ele, os treinos fortes e, principalmente, o companheirismo dos colegas, levaram Endryw à conquista.
Emoção
Apesar da primeira luta, onde o jovem foi derrotado pelo atleta que se consagrou campeão da categoria, Endryw se manteve firme na competição. Por outro lado, após o fim da última luta onde o adolescente conquistou a medalha de bronze, a emoção acabou tomando conta da equipe.
“Na caminhada da área de concetração até o tatame de luta, a emoção já tomava conta da gente. Mas precisávamos nos concetrar. Depois do segundo wazari não deu mais para segurar e daí as lágrimas escorregaram pelos nossos rostos e choramos abraçados ali mesmo, sendo aplaudidos por todos que estavam no ginásio. Uma experiência que levaremos para toda vida. Podemos até ser campeões em outras competições, mas será essa que levaremos para sempre”, afirmou o técnico.
Além de Endryw, os atletas Sub-13 Halana Eda e Ian Calheiros e os judocas Sub-15 Heloá Macedo e Pedro Enrick Macedo conquistaram 7ª colocação em suas respectivas categorias. Assim, eles estão no top 10 do Brasil.
Por Lara Muniz