Esporte

Centro de iniciação esportiva da Vila Olímpica Roberto Marinho atende quase mil crianças e adolescentes

Para estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes, a Prefeitura de Boa Vista criou o Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP) na Vila Olímpica Roberto Marinho. Inicialmente denominada “Escolinha de Esportes”, o principal objetivo permanece: que as modalidades oferecidas sejam instrumentos de integração, além de combater às desigualdades sociais e raciais. Além disso, os exercícios físicos ajudam no enfrentamento à ansiedade e à depressão. Atualmente, a unidade atende 975 atletas de três a 17 anos.

O CIEP oferta diversas modalidades (veja mais abaixo). Dentre elas está a ginástica rítmica, atualmente com 153 alunos. Um grande exemplo de como o esporte pode salvar uma vida é Sofia Oliveira. A menina, de 13 anos, participa há quase dois anos e conta que tudo começou por vontade própria, bem depois de ter desenvolvido transtorno de ansiedade durante a pandemia.

“No auge da covid-19, tudo ficou difícil. Eu morava no interior e não fazia praticamente nada. No máximo lia alguns livros e fazia atividades da escola. E com isso, tive transtorno de ansiedade. Eu me sentia em uma escuridão sem fim, mas queria melhorar. Em 2022, vim morar em Boa Vista e fui com a minha mãe à Vila Olímpica, porque sentia que precisava de um esporte e aqui tem uma variedade. Me encontrei na ginástica rítmica. Não queria mais ficar em casa pensando demais. A ansiedade melhorou bastante desse tempo pra cá”, disse Sofia.

Amizade

Apesar de ter passado por momentos difíceis, a menina fez diversas amizades na Vila Olímpica Vila Olímpica Roberto Marinho e, segundo a professora Shara Rebeca, ela até ajuda nas aulas. “Comecei a trabalhar no projeto ano passado e percebi que a Sofia era mais introspectiva. E com o tempo, conquistei a confiança dela. Ela melhorou a comunicação com ajuda das outras meninas e hoje em dia até me ajuda a dar aulas. É uma menina amável. O esporte traz diversos benefícios para a vida do ser humano e o CIEP é um grande diferencial”, disse.

Para se ter uma ideia, diversas pesquisas, como a análise do jornal Folha de São Paulo, feita a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, evidenciaram que o registro de crianças e adolescentes ansiosas supera o de adultos pela primeira vez. Nos Trends, ferramenta que rastreia os termos mais populares do Google, o interesse mundial por “ansiedade” cresceu 31% nos últimos cinco anos.

Família

O amor que Sofia criou pela ginástica rítmica serviu de exemplo para sua irmã mais nova, Joana Oliveira. A pequena, de apenas 10 anos, é ‘grudada’ com sua maior inspiração e expõe um grande sorriso ao falar sobre. “Eu vim pra Vila por causa da Sofia. Gostava do jeito que ela fazia ginástica e comecei a me interessar. Hoje, me sinto bem e sei que estou melhorando muito. Já fizemos até a apresentação da Pequena Sereia. Foi emocionante”, contou a mais nova. 

A mãe, Edeni Oliveira, orgulhosa de suas meninas, conta que notou uma grande melhora no comportamento de ambas. “As duas se motivam diariamente e estão cada vez mais dedicadas, tanto aqui, quanto em casa. Tudo o que elas estão vivendo hoje são aprendizados que tenho certeza que vão levar para a vida toda. Quando vejo elas se apresentando, fico sem palavras. Meu coração de mãe não aguenta. Esse projeto é tão importante, porque ele muda realidades. Transforma para melhor”, disse.

Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP)

O CIEP da Vila Olímpica Roberto Marinho foi inaugurado em 2011 e atende as modalidades como: recreação infantil, natação, jiu-jitsu, atletismo, voleibol, tênis de mesa, xadrez, judô, karatê, ginástica rítmica, futebol de campo (misto), assim como futsal (misto). Além disso, o Centro também atende 182 adultos, a partir dos 18 anos, com turmas de jiu-jitsu, futebol society, treino funcional e natação.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Senar prorroga credenciamento para técnicos de campo em seis municípios de Roraima

Há oportunidades para profissionais com nível técnico e superior em áreas como agropecuária, agrícola, fruticultura,…

36 minutos ago

Ministério Público pede prisão de policial penal que causou acidente que matou agente de saúde

Policial conseguiu liberdade após pagar fiança de R$ 15 mil e familiares e amigos da…

1 hora ago

Alunas de Boa Vista são premiadas em concurso do Ministério Público do Trabalho

As alunas Jady Pereira e Maria Eduarda ganharam em 3° lugar na categoria “conto” do…

2 horas ago

Mais de 7 mil bovinos morreram após infestação de lagartas em pastos de Roraima

Especialistas disseram que o motivo foi a forte estiagem que atingiu o estado e enfraqueceu…

2 horas ago

Três pessoas são presas e mais de 407 kg de drogas são apreendidas em fazenda de Alto Alegre

Durante ação, a polícia também apreendeu armas munições e uma aeronave responsável pelo transporte dos…

4 horas ago

Conforto e acessibilidade: Arthur Henrique entrega novas vans adaptadas para abrigos e Cras Itinerante de Boa Vista

Cada setor receberá um veículo, que conta com sistema de elevador, ar-condicionado, fixadores e cintos…

4 horas ago