Centro de iniciação esportiva da Vila Olímpica Roberto Marinho atende quase mil crianças e adolescentes

Várias modalidades são oferecidas como instrumento de integração, combate às desigualdades e ajuda no enfrentamento da ansiedade e depressão

Centro de iniciação esportiva da Vila Olímpica Roberto Marinho atende quase mil crianças e adolescentes
Ginástica Ritmica na Vila Olímpica – Foto: Andrezza Mariot

Para estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes, a Prefeitura de Boa Vista criou o Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP) na Vila Olímpica Roberto Marinho. Inicialmente denominada “Escolinha de Esportes”, o principal objetivo permanece: que as modalidades oferecidas sejam instrumentos de integração, além de combater às desigualdades sociais e raciais. Além disso, os exercícios físicos ajudam no enfrentamento à ansiedade e à depressão. Atualmente, a unidade atende 975 atletas de três a 17 anos.

O CIEP oferta diversas modalidades (veja mais abaixo). Dentre elas está a ginástica rítmica, atualmente com 153 alunos. Um grande exemplo de como o esporte pode salvar uma vida é Sofia Oliveira. A menina, de 13 anos, participa há quase dois anos e conta que tudo começou por vontade própria, bem depois de ter desenvolvido transtorno de ansiedade durante a pandemia.

“No auge da covid-19, tudo ficou difícil. Eu morava no interior e não fazia praticamente nada. No máximo lia alguns livros e fazia atividades da escola. E com isso, tive transtorno de ansiedade. Eu me sentia em uma escuridão sem fim, mas queria melhorar. Em 2022, vim morar em Boa Vista e fui com a minha mãe à Vila Olímpica, porque sentia que precisava de um esporte e aqui tem uma variedade. Me encontrei na ginástica rítmica. Não queria mais ficar em casa pensando demais. A ansiedade melhorou bastante desse tempo pra cá”, disse Sofia.

Amizade

Apesar de ter passado por momentos difíceis, a menina fez diversas amizades na Vila Olímpica Vila Olímpica Roberto Marinho e, segundo a professora Shara Rebeca, ela até ajuda nas aulas. “Comecei a trabalhar no projeto ano passado e percebi que a Sofia era mais introspectiva. E com o tempo, conquistei a confiança dela. Ela melhorou a comunicação com ajuda das outras meninas e hoje em dia até me ajuda a dar aulas. É uma menina amável. O esporte traz diversos benefícios para a vida do ser humano e o CIEP é um grande diferencial”, disse.

Para se ter uma ideia, diversas pesquisas, como a análise do jornal Folha de São Paulo, feita a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, evidenciaram que o registro de crianças e adolescentes ansiosas supera o de adultos pela primeira vez. Nos Trends, ferramenta que rastreia os termos mais populares do Google, o interesse mundial por “ansiedade” cresceu 31% nos últimos cinco anos.

Família

O amor que Sofia criou pela ginástica rítmica serviu de exemplo para sua irmã mais nova, Joana Oliveira. A pequena, de apenas 10 anos, é ‘grudada’ com sua maior inspiração e expõe um grande sorriso ao falar sobre. “Eu vim pra Vila por causa da Sofia. Gostava do jeito que ela fazia ginástica e comecei a me interessar. Hoje, me sinto bem e sei que estou melhorando muito. Já fizemos até a apresentação da Pequena Sereia. Foi emocionante”, contou a mais nova. 

A mãe, Edeni Oliveira, orgulhosa de suas meninas, conta que notou uma grande melhora no comportamento de ambas. “As duas se motivam diariamente e estão cada vez mais dedicadas, tanto aqui, quanto em casa. Tudo o que elas estão vivendo hoje são aprendizados que tenho certeza que vão levar para a vida toda. Quando vejo elas se apresentando, fico sem palavras. Meu coração de mãe não aguenta. Esse projeto é tão importante, porque ele muda realidades. Transforma para melhor”, disse.

Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP)

O CIEP da Vila Olímpica Roberto Marinho foi inaugurado em 2011 e atende as modalidades como: recreação infantil, natação, jiu-jitsu, atletismo, voleibol, tênis de mesa, xadrez, judô, karatê, ginástica rítmica, futebol de campo (misto), assim como futsal (misto). Além disso, o Centro também atende 182 adultos, a partir dos 18 anos, com turmas de jiu-jitsu, futebol society, treino funcional e natação.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x