Esporte

Dia do Futebol: clubes de Roraima investem nas categorias de base para desenvolvimento de futuros atletas

Quem nunca teve o sonho de se tornar jogador de futebol? Desejo esse que faz parte da vida de muitos jovens e crianças. Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia do Futebol, o esporte mais popular do Brasil. Em Roraima, os clubes investem seus esforços nas categorias de base, visando o desenvolvimento dos futuros atletas.

Atualmente, a Federação Roraimense de Futebol (FRF) conta com dez clubes e todos participam do profissional (masculino e feminino) e das categorias de base. De acordo com o diretor geral da FRF, Darkson Leal, na base, eles prezam principalmente pela disciplina, que auxilia no crescimento pessoal dos jovens.

“Os clubes, equipes técnicas e os atletas reconhecem essa solicitação da federação e a modalidade se torna um complemento disciplinar. Eles buscam conhecimento nas escolas, em casa, e o futebol complementa, em busca do crescimento pessoal deles”, disse.

Os clubes de futebol desempenham um papel importante na descoberta e no desenvolvimento de talentos promissores. Os jogadores da base têm a oportunidade de treinar, participar de competições locais e regionais e de receber orientações de treinadores experientes.

Conforme técnico do time sub-17 do Grêmio Atlético Roraima (Gas), Wanderlan dos Santos, o papel do treinador vai muito além de ensinar táticas de jogo.

“Futebol é uma ferramenta de resgate dos jovens. Como trabalho para categoria de base, eu penso que a gente faz o futebol, trazendo esses meninos que sonham em ser jogadores de futebol, que têm um sonho de ajudar a família. Um treinador passa o seu conhecimento de respeito, de vida e também da modalidade para eles”, destacou.

Oportunidades

As atividades promovidas nos clubes proporcionam novas oportunidades para os jovens atletas, que muitas vezes buscam o esporte para melhorar as condições de vida das famílias. Quem percorreu um caminho difícil foi o jovem Antônio Israel, de 16 anos, que atualmente joga no Gas.

“Eu morava no interior do estado, em Alto Alegre, e lá a dificuldade era maior. Com 12 anos eu vim morar aqui em Boa Vista, e decidi começar a minha escolinha. O futebol é uma coisa inexplicável, um sonho desde criança que eu tenho e vou atrás de ser um jogador profissional”, contou.

O atacante do sub-17 do Náutico RR, Gabriel Barbosa, também compartilhou a experiência de viver o início de um sonho como jogador.

“O futebol para mim é tudo. Amo esse esporte de todo o meu coração. Jogar no Náutico está sendo uma experiência ótima para mim e especialmente para minha família. Espero continuar com o trabalho e enfim conseguir subir para as outras categorias”, pontuou.

Representatividade feminina

Nos últimos anos, o futebol feminino ganhou força dentro dos campos. Uma modalidade que antes era majoritariamente masculina, agora conta com o protagonismo de diversas mulheres que veem no esporte a oportunidade de alcançar seus objetivos.

Segundo a treinadora do time feminino do Rio Negro, Isabel Alves, de 29 anos, a história dela no futebol começou cedo, aos 14 anos de idade. Ela relata que, por conta de diversas lesões, deixou de jogar. Mas abraçou a oportunidade de ensinar novas atletas.

“Com 22 anos foi quando eu me lesionei e não consegui mais voltar. Me procuraram e falaram que tinha uma oportunidade para treinadora no Rio Negro e em 2021 eu abracei essa ideia. Comecei o trabalho na base, do zero. No primeiro ano fiquei em terceiro lugar no estadual, no segundo fiquei como vice-campeã e agora no último ano fui campeã”, destacou.

Treinadora do Rio Negro (feminino), Isabel Alves, de 29 anos – Foto: Kamila Marinho

Hoje, Isabel já faz parte da história do futebol no estado, como a primeira técnica campeã roraimense. E, pela primeira vez, conseguiu avançar até as quartas de finais do Campeonato Brasileiro Feminino A3 este ano.

Por Ian Vitor Freitas, Pedro Alencar e Taígo Araújo

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos em 24h

12 horas ago

Novo Paraíso: IFRR lança edital de vestibular e processo seletivo para formação técnica e superior na área do campo

Estão disponíveis 116 vagas para três cursos técnicos e 40 vagas no vestibular em Agronomia.…

14 horas ago

INSS flexibiliza regras para concessão de consignado a partir de 2025

Novos segurados poderão pedir crédito nos 90 primeiros dias

16 horas ago

Rede Alyne: novo programa do Governo Federal estabelece meta para reduzir mortalidade materna e de bebês em 25% até 2027

Programa homenageia Alyne Pimentel, que morreu grávida de seis meses por desassistência. Iniciativa reestrutura a…

19 horas ago

Especialista em tecnologia ministra palestra sobre inteligência artificial em Boa Vista

Evento acontece às 19h30 do dia 30 de setembro. Entrada é solidária, com entrega de…

20 horas ago