JIA 2024: maior competição universitária de Roraima começa neste sábado com mais de mil atletas

Com 18 atléticas e 15 modalidades, Jogos Inter Atléticas reúnem estudantes de instituições de ensino superior nos próximos quatro finais de semana, na Vila Olímpica Roberto Marinho

JIA 2024: maior competição universitária de Roraima começa neste sábado com mais de mil atletas
Foto: Divulgação/Liga das Atléticas de Roraima

A quarta edição dos Jogos Inter Atléticas (JIA), maior competição entre cursos de instituições de ensino superior de Roraima, inicia neste sábado, 31, na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista. A disputa, que acontece nos próximos quatro finais de semana, vai até o dia 22 de setembro.

O evento esportivo conta com mais de mil atletas inscritos para representar 18 atléticas universitárias. A competição tem 15 modalidades — sendo quatro delas disputadas nas categorias masculino e feminino —, além das sete individuais e três de e-sports. Veja quais são:

Modalidades

  • Coletivas: Vôlei de quadra (masculino e feminino), handebol (masculino e
    feminino), futsal (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino) e
    queimada (misto);
  • Individuais: Natação, Tênis de mesa, Xadrez, Sinuca, Truco e Pôker;
  • E-sports: FIFA, Valorant, Counter Strike e League of Legends.

Forma de disputa

A disputa ocorre em duas divisões, com nove atléticas em cada uma. Ao fim da competição, as quatro atléticas que somarem mais pontos na segunda divisão, conquistam o acesso à primeira. Enquanto isso, as três piores da primeira caem para a segunda divisão da próxima edição.

Compõem a primeira divisão as atléticas: Desbravadores, Voraz, Alfa, Soberanos, Invictus, Lendária, Mercenária, Impetuosa e Hipertrófica. Já na segunda estão: Guerreira, Venenosa, Furiosa, Heróica, Kaizen, Audaz, Nexus, Ástrea e Viral.

Para somar pontos na tabela de classificação, as equipes precisam conquistar bons resultados em cada uma das modalidades. As três melhores atléticas de cada esporte recebem medalhas de bronze, prata e ouro. As três que subirem ao pódio geral de cada uma das duas divisões da competição recebem troféus.

Acadêmico do curso de Jornalismo da UFRR e atleta da Furiosa, Cauã Peres afirma estar estar focado em subir ao lugar mais alto do pódio nesta edição do JIA e destaca o esforço da equipe para a competição. “A gente chega para buscar aquilo que é nosso, que a gente merece, porque a gente treinou para isso”, disse.

Atleta da Furiosa, Cauã Peres – Foto: Liga das Atléticas de Roraima

Integração

Com o objetivo de promover a prática esportiva e a integração no cenário universitário, o evento é aberto ao público e não possui fins lucrativos. A expectativa, conforme os organizadores, é de receber cerca de três mil pessoas durante todos os finais de semana de competição, contando com atletas e torcedores.

O JIA 2024 é organizado pela diretoria da Liga das Atléticas de Roraima (LARR), formada por quatro atléticas. São elas:

  • Audaz (Direito-UERR) – Presidente;
  • Lendária (Arquitetura e Urbanismo-UFRR) – Secretária;
  • Mercenária (Contabilidade e Ciências Econômicas-UFRR) – Tesoureira;
  • Furiosa (Jornalismo-UFRR) – Diretoria de Comunicação.

Os custos do evento são pagos com as taxas de inscrição dos atletas, além dos patrocínios de empresas locais. Aquelas que tenham interesse em apoiar o evento podem entrar em contato direto com os organizadores, através do Instagram @ligadasatleticasderr.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x