9 de julho chegou e Boa Vista completa 134 anos de história. Dando continuidade às comemorações de aniversário da capital de Roraima, mais de 700 ciclistas participaram do novo percurso. A primeira largada ocorreu às 8h, na Avenida Ene Garcez, próximo à Praça do Picote e do Terminal Luiz Canuto Chaves.
Quem aproveitou a oportunidade de prestigiar os atletas foi o prefeito da cidade, Arthur Henrique (MDB). Conforme ele, a prova ciclística foi um pedido da própria população.
“A corrida 9 de julho há um tempo já teve a prova de ciclismo e nós retomamos essa prova esse ano. No período da tarde teremos o principal evento esportivo, que é a corrida 9 de julho, em duas categorias, de 5 e 10 quilômetros”, disse.
A modalidade conta com as categorias Open (10 km), Master (20 km) e Elite (30 km), conforme explica o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho.
“Vamos premiar os três primeiros lugares de cada categoria. A premiação acontece a partir das 19 horas, juntando todas as categorias, tanto da corrida de rua quanto da corrida de ciclismo. Os prêmios variam de R$ 3 mil até R$ 7 mil”, destacou.
Inclusão
O aposentado Marcelo Nunes, que é uma Pessoa com Deficiência (PcD), aproveitou o evento para voltar a praticar o ciclismo. “Já estou com mais de um ano parado, de um mês para cá eu estava fazendo uns treinozinhos para ganhar resistência. O esporte é algo especial para mim, principalmente depois de um acidente que eu sofri, significa superação. Além de ser um esporte, é uma interação social que faz muito bem pra gente”, ressaltou o atleta.
De acordo com a Frankeneia Cecília, de 52 anos, que participou da largada dos 10 km, é um privilégio fazer parte das comemorações dos 134 anos de Boa Vista. “Participar dessa bonita festa pela primeira vez é um privilégio. Parabéns Boa Vista. Eu amo viver nessa cidade, nasci e me criei aqui”, contou.
Apresentações
Para finalizar o aniversário de Boa Vista com estilo, às 19h tem apresentação da Banda Garden, assim como do artista nacional Toni Garrido, na Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva (Praça do Picote).
Por Ian Vitor Freitas