O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) inicia o ano com três projetos de extensão na área do esporte: Academia & Futebol; Futsal Social: Sporting Roraima; e Voleibol e Saúde na Escola.
Ainda há vagas abertas para o projeto Academia & Futebol para a comunidade interna e externa. Então, as inscrições podem ser feitas diretamente com o coordenador do projeto ou na Coordenação de Esportes do CBV, das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
De acordo com a coordenadora de Esporte, Cultura e Lazer, Natalia Silva Rodrigues, o CBV busca colaborar, cada vez mais, para uma melhor qualidade de vida, saúde e educação de todos.
“Nosso intuito é oferecer auxílio e acompanhamento aos projetos e ações que promovam cuidados com a saúde do ser humano, via práticas esportivas em um processo de inclusão, no qual docentes e técnicos projetam e desenvolvem estratégias capazes de envolver a comunidade nas práticas, sem qualquer discriminação. Nesse sentido, essas ações minimizam a ociosidade, a violência, favorecem a mediação de conflitos, garantem os direitos humanos, resultando em um processo educativo que previne, por exemplo, o uso de drogas, a depressão, entre outros fatores que acometem nossa sociedade”, explicou.
Triani enumerou os principais objetivos do projeto. “Os principais objetivos são contribuir para o desenvolvimento e a formação de crianças e jovens por meio da prática esportiva do futebol e do futsal, ampliar e fortalecer as pesquisas na área de ciências do esporte, em especial as relacionadas ao futebol e ao futsal, no âmbito do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Física (Gepef/IFRR), bem como proporcionar aos profissionais e acadêmicos de Educação Física do estado cursos de formação e capacitação profissional em futebol, futsal e treinamento esportivo”, disse.
Coordenado pelo servidor Rodrigo Viana, esse projeto visa proporcionar o ensino da modalidade de futsal, com foco no alto rendimento com vistas a elevar o nível dos praticantes por meio da participação nas competições, principalmente naquelas organizadas pela federação.
“Os participantes que demonstrarem elevado nível técnico para competir, seja aluno do CBV ou da comunidade externa, irão compor as equipes que serão formadas a partir do projeto”, explicou.
Nesse projeto, coordenado pelo professor de Educação Física Marco Mendonça, cerca de 100 receberão atendimento. Dessa forma, a iniciativa visa consolidar o esporte como um dos conteúdos a trabalhar na escola pelo profissional de Educação Física.
“O voleibol é uma das modalidades mais praticadas no mundo e se constitui em um esporte simples de ser jogado, mas precisa ter um planejamento que vise melhorar a saúde e a qualidade de vida de maneira didática, prazerosa e profissional”, afirmou.
A partir do trabalho desenvolvido pelo professor, o projeto recebeu o apoio da Federação Roraimense de Voleibol, com a doação de cinco bolas de voleibol para ajudar nas atividades de treinamento em uma ação integrada, que assim beneficiará as atletas do projeto e as atletas federadas.
As atividades dos projetos esportivos são desenvolvidas conforme cronogramas específicos, no campo de futebol e no ginásio poliesportivo do CBV.
Academia & Futebol (inscrições abertas)
Masculino
Segundas e quartas-feiras
Futsal Sporting Roraima (inscrições encerradas)
Masculino
Segundas e quartas-feiras
Voleibol e Saúde na Escola (inscrições encerradas)
Masculino
Segundas, quartas e sextas-feiras
Feminino
Terças e quintas
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido