A influência do uso excessivo das telas e jogos no psicológico dos jovens

Estudos indicam que a exposição excessiva às telas está correlacionada com o aumento da ansiedade entre jovens, como também em adultos.

A influência do uso excessivo das telas e jogos no psicológico dos jovens
Foto: Reprodução

Estudos indicam que a exposição excessiva às telas está correlacionada com o aumento da ansiedade entre jovens, como também em adultos. No entanto, nos jovens esse uso frequente de dispositivos digitais se torna bem mais grave, visto que, gera um excesso de estímulos sobrecarregando o cérebro em desenvolvimento.

Ainda de acordo com esses estudos, o aumento no uso de telas durante a pandemia do Covid, contribuiu para o agravamento desse quadro. Vale ressaltar principalmente os tipos de utilização desses equipamentos, já que quando utilizados de forma produtiva e por tempo necessário, auxiliam na agilidade de muitos serviços. A pesquisadora Renata Santos estudou vários casos de jovens que usavam excessivamente as telas, especialmente na pandemia do Covid e concluiu que “os pacientes jovens com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e depressão tinham as telas a todo momento e, no período da pandemia, as telas foram as principais aliadas contra a solidão.

Porém, as consequências desse uso excessivo podem ser vistas agora”, pontuou. Apontou também que ‘outra motivação para esses resultados é a utilização dos dispositivos como distração para as crianças enquanto os pais buscam realizar suas tarefas, contribuindo, então, para o aumento nas horas de uso. Nesse sentido, o distanciamento entre pais e filhos pode provocar um aumento da disposição para a depressão nas crianças”.

Interessante ressaltar que a pesquisa aponta também outras situações, como por exemplo, o acesso descontrolado de jovens a redes sociais segue sendo um grande fator responsável por aumentar o risco de depressão em meninas, visto que, muitos conteúdos postados nas redes sociais são de “corpos perfeitos”, o que inegavelmente gera comparações que afetam a saúde mental. Da mesma forma pessoas idosas que acessam “conteúdos violentos”, seja via internet ou na televisão são afetadas.

A pesquisadora conclui sua pesquisa inferindo que “não basta limitar o tempo de tela, mas também enriquecer o tempo fora dela, tentando manter a mente ativa. A falta de gerenciamento do tempo aumenta o estresse de forma considerável”.  Com base nesses resultados a pesquisadora sugere algumas soluções: “determinar o tempo de tela de acordo com a idade e buscar os dispositivos com maiores possibilidades de socialização, como no caso do cinema. Além disso, o incentivo às atividades físicas ao ar livre são essenciais para combater o uso excessivo de aparelhos”.

Uma conclusão interessante nesse estudo foi que o uso excessivo das telas, afeta diretamente na diminuição do Quociente de Inteligência (QI) para bem antes do previsto. De acordo com a pesquisadora “isso explica-se pela falta de incentivo a atividades que necessitam pensamento rápido e outras habilidades que contribuem para o funcionamento ativo do cérebro. Essas atividades podem ser realizadas mesmo com a tela, desde que aconteça interação”.

A partir do momento que os jovens interagem positivamente com as telas, a mente desencadeia estímulos cognitivos positivos, atuando diretamente na melhora da memória e do raciocínio e, em pessoas idosas provoca uma melhoria na qualidade de vida, retardando prováveis quadros depressivos.

Por fim, não tem como os pais e/ou responsáveis proibir o uso de telas, porém, podem de forma inteligente usa-las como aliadas da saúde mental dos jovens, buscando alternativas produtivas de convívio destes com as telas. Em caso de dificuldades para implementar isso, a ajuda de Psicólogo pode ser uma boa alternativa.

psicoterapia hismayla

Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica com mais de 7 anos de experiência em consultório. Por aqui ela traz orientações valiosas nesse divã virtual de como manter sua saúde mental. Agende sua consulta: (95) 99144-1131.

Comentários

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x