Algumas dicas psicológicas para o novo ano

O fim do ano se aproxima e muitas pessoas começam a sentir certa ansiedade e outras, angústias, ou seja, o medo do que poderá acontecer. A mente passa a projetar muitas expectativas para o novo ano. Em parte, isto é salutar, porém, quando se torna uma obsessão, o melhor a fazer é dar uma desacelerada […]

Algumas dicas psicológicas para o novo ano

O fim do ano se aproxima e muitas pessoas começam a sentir certa ansiedade e outras, angústias, ou seja, o medo do que poderá acontecer. A mente passa a projetar muitas expectativas para o novo ano. Em parte, isto é salutar, porém, quando se torna uma obsessão, o melhor a fazer é dar uma desacelerada e avaliar o que está causando tantos transtornos nos pensamentos.

O negativo em projetar metas para o novo ano consiste no fato de que algumas pessoas, antes mesmo de chegar o momento de colocar em prática seus planos, já se cobram severamente, o que pode levar a frustrações, decepções e outros sentimentos negativos. Por isso é fundamental dar uma desacelerada para refletir sobre quais metas/objetivos/planos que se almeja alcançar no novo ano, assim, ficará mais fácil caminhar na direção correta para alcançá-los.

Inicie refletindo sobre quais problemas você ainda está enfrentando. Ter consciência das coisas que estão acontecendo e, que ainda se constituem em obstáculos, já é um bom começo para iniciar o novo ano caminhando melhor.

Um fato importante a ser observado nessa reflexão é quais metas não foram alcançadas ainda, assim como, o que causou esse impedimento, ou seja, não foram realizadas por motivo que dependia unicamente da pessoa ou foi alheio a sua vontade?

Identificando que deixou de alcançar suas metas do ano que finda, por motivos gerados por si mesma, então, nestas situações existe a probabilidade de ter ocorrido alguma barreira de cunho emocional e mesmo, pessoal, a qual vai demandar a intervenção de ajuda psicológica especializada para superar e/ou ressignificar. O Psicólogo utilizará as técnicas apropriadas, para ajudar a pessoa a identificar os pontos problemáticos e minimiza-los, de forma que seus impactos negativos, ao serem ressignificados, contribuam para que as metas do ano vindouro sejam alcançadas com tranquilidade emocional.

Saber superar erros passados e aprender a se perdoar por isso, fará com que a pessoa se liberte deste passado negativo e, não fique relembrando de sentimentos que não fazem bem. Afinal, o passado deve pertencer unicamente a história. Deixe o que passou de ruim para trás e viva o presente. Devemos cultivas apenas as boas lembranças.

Há um ditado popular muito sábio e que em origem no cristianismo que diz: “quem nunca errou que atire a primeira pedra”. Todos cometemos erros, sejam eles conscientes (intencionais) ou não, por isso não faz nenhum sentido se martirizar pelo que ocorreu no passado, porque o tempo não volta e o que pode ser feito é evitar cometer os mesmos erros outra vez. Então o melhor a ser feito para o novo ano é deixar de lado esse sentimento de culpa e substituí-los pelos  sonhos/projetos/metas que o novo ano nos proporcionará.

Se permita dedicar um tempo a si mesmo(a), foque no seu equilíbrio emocional. Trace como objetivo para 2023 cuidar mais de você mesmo(a). Por exemplo, reserve um tempo na semana para fazer atividades prazerosas, como conversar com bons amigos(as), ler, cozinhar, cuidar do corpo com exercícios físicos, ir ao cinema, teatro, ouvir músicas agradáveis, dar risadas, enfim, se ame mais.

Outra coisa a fazer é refletir sobre suas companhias. Analise quem te fez bem e quem apenas causou frustrações, decepções, ou seja, como se diz no popular: “quem te deixou para baixo”. Livre-se das pessoas tóxicas. Busque mudar tudo aquilo que você não gosta até em si mesmo(a). Muitas vezes o que nos impede de alcançar objetivos/metas/planos, é dedicar energia a coisas sem relevância, incluindo dedicar tempo as pessoas tóxicas. Afaste-se de relacionamentos que só trazem sofrimento.

Por fim, a pessoa deve ficar atento(a) aos pensamentos negativos, pois esses são mais comuns do que imaginamos. Não há como escapar deles, mas há como controla-los e, em caso de dificuldades nesse autocontrole, é recomenda-se buscar ajuda de um Psicólogo, o qual trabalhará técnicas com o(a) paciente, capacitando-o(a) a saber como enfrentá-los.

Viva feliz em 2023!

 

 

psicóloga hismayla
Psicóloga Hismayla Pinheiro – Foto: Arquivo pessoal

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x