Como está a saúde mental dos homens?

Homens costumam demorar mais as mulheres para buscar ajuda profissional, principalmente se os sintomas que os afeta, forem associados a transtorno psicológicos

Como está a saúde mental dos homens?
A saúde mental é importante para o equilíbrio da vida diária/ Foto: Divulgação

Geralmente muitos homens ainda tem tabu entre eles no que tange a saúde mental e, isto pode levar a consequências graves, caso não busquem formas de prevenção e mesmo, se o problema já estiver instalado, não buscam tratamento. Diversos fatores podem contribuir para o aparecimento de transtornos psicológicos em homens, por isso, o assunto deve ser tratado com a devida importância.

É fato que os homens costumam demorar bem mais que as mulheres para buscar ajuda profissional, principalmente se os sintomas que os afeta, forem associados a algum transtorno psicológico.

Esse tabu, geralmente se encontra relacionado ao fato de que os homens, em virtude do machismo ainda incutido em várias culturas da sociedade, ser criado para nunca demonstrar sinais de fraqueza, afinal, “homem não chora”. Essa cultura onde os homens são criados de maneira mais rígida com viés machista, os torna oprimidos e opressores ao mesmo tempo e, muitas vezes até bastante agressivos, por isso a dificuldade em admitir que são frágeis e sensíveis como qualquer ser humano.

Neste contexto que foram criados, tentam passar uma imagem equivocada, de que são imunes a todo esse sentimentalismo do “universo das mulheres”, e é aí que mora o perigo.

Estudos comprovam que os transtornos da mente como ansiedade, depressão e o suicídio, afetam mais os homens do que as mulheres. E aqui chamamos a atenção para um problema importante: muitos homens na tentativa de fugir dos sintomas destes transtornos psicológicos, se tornam dependentes químicos, em particular, primeiramente o álcool, seguido de drogas lícitas e ilícitas.

Esta situação acaba acarretando dois problemas a serem tratados, quais sejam: os transtornos mentais e os problemas físicos causados pelo abuso do álcool e demais drogas que são consumidas, como por exemplo as doenças cardíacas, problemas no fígado, pâncreas, rins, pulmões, e outras doenças relacionadas ao consumo dessas substâncias.

Daí a importância dessa atenção especial aos transtornos psicológicos em homens, os quais precisam também, ter campanhas educativas e informativas como forma prevenção.

Visto que, muitos homens têm vergonha de falar sobre estes tipos de transtornos psicológicos que os afetam, o que os leva a quadros depressivos, tristeza, ansiedade, insônia, irritabilidade, falta de prazer, desânimo e outros sintomas, afetando diretamente a qualidade de vida, dos relacionamentos amorosos, familiares e sociais.

Profissionais da Psicologia que atuam em clinicas ou consultórios, nestes casos de transtornos psicológicos em homens, relatam que geralmente são procurados por familiares da pessoa afetada pelo problema, que preocupados com as alterações do comportamento, humor, enfim, da rotina no quotidiano deste familiar e mesmo, na mudança do ânimo relacionado a vida profissional, tentam buscar esta ajuda, porém, tornando-se muitas vezes de difícil abordagem e tratamento.

Hismayla Pinheiro

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-113

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x