Cuidados com a saúde mental das mulheres na gestação e no pós-parto

Segundo estudos publicados, a depressão pós-parto acomete cerca de 15% das mulheres após o nascimento da criança

Cuidados com a saúde mental das mulheres na gestação e no pós-parto
Foto: Divulgação

Durante a gestação até após o parto, é fundamental cuidar da saúde mental das mamães, visto que, alguns transtornos podem surgir nesse período, como por exemplo a ansiedade e depressão que são os mais relatados, porém, outros transtornos podem acometer essas mamães, como a psicose puerperal ou transtorno de estresse pós-traumático.

Segundo estudos publicados, a depressão pós-parto acomete cerca de 15% das mulheres após o nascimento da criança, onde os sintomas são semelhantes com um quadro de depressão “comum”, no entanto, alguns sinais precisam de maior atenção como: tristeza sem causa aparente, cansaço excessivo, sentimento muito forte de culpa e, sensação presente de incapacidade de cuidar da criança, ainda que a mamãe já tenha tido experiência de parto anterior. Diante desse quadro a mamãe deve ser monitorada de perto, posto que, pode colocar em risco a sua própria integridade e a da criança, em virtude de a mamãe se encontrar em estado de inconstância emocional, o que eleva o potencial de colocar a sua vida e a da criança em risco.

A ansiedade normalmente é outro transtorno que pode aparecer como um sintoma da depressão, no entanto, não ocorre de forma generalizada, mas sim, em algumas mamães, onde elas começam a apresentar insônia, humor depressivo e oscilação nas tomadas de decisão. Geralmente ocorre em mamães que ficam preocupadas em retornar ao mercado de trabalho, posto que, terão de se separar da criança.

A psicose puerperal pode acometer uma a cada cinco mamães, o que é um dado alarmante. O que caracteriza esse tipo de psicose é a presença de alucinações, transtornos do sono associado, oscilações de humor e até delírios, neste caso, a mamãe deve ser encaminhada ao médico psiquiatra para acompanhamento. Segundo estudos publicados, esse tipo de transtorno de ligação com situações traumáticas vivenciadas pelas gestantes, como os procedimentos invasivos, complicações durante a gravidez, violência doméstica, acidente, e no pós-parto a violência obstétrica, as perdas perinatais, dentre outros, também podem desencadear esse transtorno.

Vale ressaltar que as mamães durante e depois do parto, passam por mudanças físicas e emocionais, face as oscilações hormonais comuns desse momento, onde algumas mamães podem desencadear sentimentos negativos, porém, isso não faz com que todas elas desenvolvam algum distúrbio como a depressão pós-parto.

Por isso a importância das mamães cuidarem da saúde mental antes e depois do parto. Para tanto, a ida ao Psicólogo durante essas fases, poderá ser de grande ajuda no enfrentamento desses transtornos, onde este profissional adotará o protocolo adequado (psicoterapias) para cada caso, o que amenizará os sentimentos negativos, assim como as expectativas irreais e o medo.

Nesse sentido, a psicoterapia o Psicólogo irá trabalhar essa desmistificação da maternidade romantizada (irreal), bem como, orientará as mamães a desenvolverem uma autonomia nas tomadas de decisões, se auto conhecer, aprendendo mais sobre si mesma e, construir expectativas positivas no fato de ser mamãe, assim, as chances de enfrentar as expectativas não correspondidas poderão ser contornadas de forma mais saudável.

Por fim, as mamães precisam desse acolhimento da família, do companheiro e dos amigos, ou seja, elas precisam se sentir amadas, pois dessa forma ficará bem mais fácil de enfrentar todo esse turbilhão de sentimentos/emoções comuns desse momento da gravidez e do parto. Hismayla Pinheiro

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x