Cuidados com a saúde mental de si e do próximo no retorno às atividades presenciais

Novos desafios foram apresentados com o isolamento e devemos ficar atentos aos sinais com o retorno das atividades diárias

Cuidados com a saúde mental de si e do próximo no retorno às atividades presenciais
Foto: Divulgação

Durante a pandemia a saúde mental foi uma preocupação constante e não deve ser negligenciada no retorno às atividades presenciais. Novos desafios foram trazidos com esse tempo longo de isolamento social e para lidar com isso, devemos ficar atentos a sinais e sintomas relacionados as doenças psicológicas que as pessoas poderão apresentar.

A segurança com certeza ainda será o maior desafio por um período razoável, visto que praticamente todas as pessoas experimentaram fatos negativos como perda de familiares, amigos e colegas de trabalho por conta da Covid e, mesmo, foram acometidas pela doença. Isto será um desafio para todos neste momento. Então como manter a calma e sentir-se seguro diante dessa situação?

É Necessário ter consciência de que todos precisamos seguir com nossas vidas, recomeçar onde paramos, reiniciar planos, enfim, tocar a vida são passos necessários a se tomar, ainda que a segurança para esse retorno ainda esteja abalada. Muitas pessoas podem não estar prontas para lidar com o recomeço neste momento e podem desenvolver quadros de ansiedade, pânico e sofrimento psicológico.

Desde que se decretou mundialmente o “quadro de pandemia”, foram momentos bastante complexos e, com isso, surgiram novos desafios com o tal “novo normal. Os meses iniciais foram fortemente marcados pela imprevisibilidade do que estaria por vir, ou seja, nem os cientistas, médicos, enfim, os especialistas em infectologia tinham alguma noção de como esse vírus se comportaria e qual o seu grau de mortalidade, o que gerou muita insegurança na população em geral. Esse primeiro impacto causado pela Covid contribuiu muito para esse mal-estar coletivo, com forte dose de inseguranças em relação às nossas rotinas.

Atualmente já existem pesquisas confirmando que a pandemia da Covid impactou na saúde mental das pessoas, em particular, na segurança das pessoas com relação a correr risco em serem infectadas. E essa insegurança ainda está latente, para tanto, empresas públicas e privadas, escolas, igrejas e etc.. Precisam ter em seus quadros, profissionais Psicólogos capacitados para trabalhar o emocional dos trabalhadores e colaboradores, alunos, fiéis e entre outros.Neste momento do retorno presencial às atividades, manter as pessoas seguras é um desafio para todos.

Como se manter calmo e sentir-se seguro nesta situação?

Ainda não inventaram um medicamento capaz de acabar definitivamente com a ansiedade, o sentimento de mal-estar psicológico e outras doenças da mente. O que leva a termos que lidar, muitas vezes sozinhos e sem ajuda de um Psicólogo, com estes sentimentos negativos, o que pode ocasionar uma piora no quadro do mal-estar psicológico.

 

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x