Diagnóstico: câncer de próstata. O que fazer?

O impacto psicológico ocasionado por um diagnóstico positivo de câncer de próstata, para muitos homens é algo devastador. Essa afetação do psicológico vem sendo amplamente reconhecida pelos profissionais da saúde envolvidos com esse tratamento, visto que, o diagnóstico de câncer de próstata provoca medo e insegurança, uma vez que tal diagnóstico tem intima relação com […]

Diagnóstico: câncer de próstata. O que fazer?
Foto: Divulgação

O impacto psicológico ocasionado por um diagnóstico positivo de câncer de próstata, para muitos homens é algo devastador. Essa afetação do psicológico vem sendo amplamente reconhecida pelos profissionais da saúde envolvidos com esse tratamento, visto que, o diagnóstico de câncer de próstata provoca medo e insegurança, uma vez que tal diagnóstico tem intima relação com a disseminação da doença, o que poderia levar a morte, bem como, implica na necessidade de mudança no comportamento sexual.

Além disso, o número de diagnósticos desse tipo de câncer no Brasil e no mundo tem aumentado consideravelmente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer-INCA, estima-se que em 2024 surgirão 71.730 novos casos da doença, o que dá uma média de 196 diagnósticos positivos por dia. Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte em muitos países. O prognóstico desse tipo de câncer não é nada animador. Estudos recentes realizados pela Comissão de Câncer de Próstata da revista científica Lancet, estimou-se que ocorrerá uma duplicação global de casos para 2,9 milhões, o que representa um aumento de 85% nas mortes para quase 700.000 homens até 2040.

Diante do acima exposto, fica patente que para o homem receber um diagnóstico de câncer de próstata é algo bastante difícil, face as diversas complicações que a doença traz, pois compromete principalmente a parte física, o que afeta a chamada “masculinidade” levando medo aos diagnosticados, que por sua vez, afeta a saúde mental, causando medo e tristeza.

No entanto, mesmo diante de um diagnóstico positivo para câncer de próstata, nem tudo está perdido, já que na atualidade existem técnicas de prevenção que detectam a doença no período inicial, o que aumenta consideravelmente a probabilidade de tratamento e cura, porém, concomitantemente, é importante os cuidados com a saúde da mente, posto que, estudos comprovam que se o homem está com a saúde emocional em dias o sucesso de cura aumenta bastante.

Importante iniciar uma psicoterapia no momento que descobrir o diagnóstico da doença, pois conforme expomos acima, estudos publicados em revista científica especializada em Psicologia de pacientes oncológicos, verificou-se que pacientes com câncer de próstata têm incertezas sobre a evolução da doença, o que dificulta aceitar o diagnóstico, piorando sua qualidade de vida. Além do que, o tratamento geralmente envolve cirurgias que podem provocar complicações como incontinência urinária e disfunção erétil, o que para muitos homens se assemelha a uma “sentença de morte”.

Erroneamente muitas pessoas consideram “fraquezas” as doenças cuja origem é emocional, o que pode levar a somatória de complicações para homens com câncer de próstata. Outras até reconhecem a existência desse quadro, porém, acreditam que podem curá-las sem ajuda de profissionais da Psicologia, o que se constitui em um grave erro de avaliação, visto que, as doenças de origem emocional são tão importantes quanto àquelas consideradas físicas e podem trazer complicações graves, incluindo óbito (suicídio).

Por isso a participação de profissionais da Psicologia em todas as etapas da doença, indo do momento do diagnóstico até o tratamento, e de fundamental importância, já que este profissional é gabaritado para atuar no processo de restabelecimento da saúde mental durante o tratamento do câncer de próstata, fazendo com que o paciente aprenda a enfrentar as emoções negativas que irão surgir, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar, o que afetará positivamente no sucesso do tratamento.

 

Como funciona a consulta com o psicólogo
Psicóloga Hismayla Pinheiro – Foto: Arquivo pessoal

Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica com mais de 7 anos de experiência em consultório. Por aqui ela traz orientações valiosas nesse divã virtual de como manter sua saúde mental.

Agende sua consulta: (95) 99144-1131

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x