Dicas de como manter a saúde emocional do relacionamento

Os relacionamentos demandam atenção do casal e manutenção constantes e, isso está diretamente ligado à maneira como lidamos e tratamos a nós mesmos, para então nos dedicarmos ao bem-estar de uma relação. Manter um relacionamento saudável e harmonioso não se resume a dar vários presentes ao outro e sair para almoçar/jantar fora em datas para […]

Dicas de como manter a saúde emocional do relacionamento
Foto: Reprodução/Freepik

Os relacionamentos demandam atenção do casal e manutenção constantes e, isso está diretamente ligado à maneira como lidamos e tratamos a nós mesmos, para então nos dedicarmos ao bem-estar de uma relação. Manter um relacionamento saudável e harmonioso não se resume a dar vários presentes ao outro e sair para almoçar/jantar fora em datas para o casal. Um bom segredo nos relacionamentos é ser uma pessoa carinhoso(a) com o(a) parceiro(a), atencioso(a) e de bom humor ao longo dos anos, assim como, manter o romantismo, palavras carinhosas e atenção real ao que o(a) outro(a) diz e sente, essas atitudes simples não apenas mantêm o(a) parceiro(a), mas também, estudos comprovam que aumenta positivamente a pronta resposta do sistema imunológico a doenças. Outro fato observado é que essas simples atitudes elevam as chances de se evitar possíveis rompimentos.

Tratar da saúde emocional de um relacionamento envolve várias vertentes que podem ser analisadas e mesmo, aprofundadas para se entender melhor essa temática complexa, no entanto, nosso objetivo é abordar de forma simples, algumas atitudes que podem ser postas em prática para a manutenção e bem-estar de um relacionamento.

Comumente nas terapias de casal uma das queixas mais comuns é a falta de diálogo, seguido da falta de cuidados entre ambos e com o tempo perdido na relação. Isso nos leva a uma reflexão: será se as pessoas realmente estão preparadas emocionalmente para uma vida a dois? Afinal de contas, o casamento/união estável traz mudanças muitas vezes radicais na antiga vida de solteiro(a), surgem novas preocupações, responsabilidades, mudanças em alguns hábitos, vivencia diária com o(a)parceiro(a), enfim, a individualidade experimentada na vida de solteiro(a) já não existe mais, porém, essa individualidade pode ser negociada de forma respeitosa entre o casal, até porque é muito difícil e mesmo, impossível manter uma relação sadia quando a individualidade de ambos não é preservada.

Ambos têm de entender que existirão dias que nem sempre o(a) outro(a) estará focado em manter o bem-estar de si próprio, quiçá do relacionamento e isso tem de ser respeitado. Quando esse conflito aparece na terapia de casal, o profissional da Psicologia usando de técnicas já consagradas, buscará identificar a raiz do problema, não se limitando a apenas identificar os sintomas em um relacionamento e, no aprofundamento de caso, muitas vezes nos deparamos com problemas adormecidos lá no inconsciente, que em algum momento poderão vir à tona e refletir negativamente na saúde da relação.

Podemos afirmar sem receio de errar, que uma relação saudável é uma relação onde existe transparência e respeito de ambos, diálogo afetivo e espaço para melhorias e acordos. Obviamente que não existe uma “fórmula” perfeita para um relacionamento saudável, posto que, os relacionamentos não são iguais.

Vejamos algumas dicas simples e eficientes que contribuem positivamente para a saúde de um relacionamento: Dialogar de forma aberta com o(a) parceiro(a), visto que, o(a) outro(a) não tem bola de cristal para ficar adivinhando o que se passa na cabeça de ninguém; quanto mais expressivos e transparentes o casal for sobre os sentimentos, maiores são as probabilidades do(a) outro(a) compreender e acolher os seus momentos de profundas alegrias ou de tristezas cotidiano; abrace e beije mais o(a) parceiro(a); ao passear o façam de mãos dadas e ou abraçados carinhosamente, permita que esse momento presente envolva o casal em uma única sintonia. Estudos revelam que abraçar é bom para a saúde. De acordo com estudos já realizados, após 20 segundos ou mais num abraço, as mulheres liberam o hormônio oxitocina, que as faz se sentir mais relaxadas e menos ansiosas e nos homens, desperta o sentimento de proteção e cuidado; façam juntos planos a curto, médio e longo prazo; compartilhem histórias de quando eram crianças; orgulhem-se um do outro e façam elogios sinceros; comemorem datas importantes, isso fortalece os vínculos e a sintonia do casal.

 

Hismayla Pinheiro Ansiedade
Foto:Arquivo Pessoall

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x