Dicas valiosas para cuidar da saúde mental

O adoecimento mental é um fato real e pode acometer qualquer pessoa e, de forma alguma é um sinal de fraqueza ou de inferioridade em relação as outras pessoas.

Dicas valiosas para cuidar da saúde mental
Foto: Divulgação

Infelizmente ainda existe um tabu quando se fala em saúde mental, visto que, há muitas pessoas que tem preconceitos sobre o assunto. Alguns chegam ao absurdo de achar que tratar da saúde mental é coisa para “doido ou maluco”, outros dizem: “não preciso disso”, é “frescura”, é “desperdício de tempo” e, ainda existem aquelas pessoas que tem medo ou sentem vergonha de falar sobre suas emoções e sentimentos e outras que acham que cuidar da saúde mental é um luxo reservado somente aos ricos.

As pessoas precisam utilizar suas inteligências de forma assertiva, não se deixando enganar por essas ideias pré-concebidas, estapafúrdias e divulgadas de forma errônea. Saúde mental é um fato real, onde da mesma forma que o nosso corpo físico adoece, a nossa mente também pode adoecer. O adoecimento mental é um fato real e pode acometer qualquer pessoa e, de forma alguma é um sinal de fraqueza ou de inferioridade em relação as outras pessoas.

Com a globalização do mundo, tudo acontece de forma frenética, onde as coisas mudam numa velocidade incrível, o que exige muito mais das pessoas, levando a sobrecargas mentais, podendo ser frutos de estresse no trabalho, medos (fobias), problemas familiares, afetivos, mudanças sociais muito rápidas, violência em todos os aspectos, estilo de vida não saudável, dentre outros tantos fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

Se a mente não vai bem, isso afeta suas emoções/sentimentos, a percepção de mundo, etc, onde esse desequilíbrio fatalmente originará doenças físicas como: Dores de cabeça, Dores musculares, Problemas estomacais, palpitações, nervosismo, insônia, enjoo, falta de ar, sensação de aperto no peito, boca seca, Cansaço, tremores, tonteira, problemas de memória, falta de concentração, impotência, refluxo, azia, aumento do apetite, desregulação do ciclo menstrual, e manchas no corpo.

Importante frisar que exames médicos laboratoriais não irão apontar para algo de anormal. Isso ocorre porque o sofrimento está presente na mente, sendo fruto de alguma demanda não resolvida da forma correta, podendo até estar relacionada a um trauma, uma emoção reprimida, pressões, estresse, mudanças repentinas e outras situações em que a mente não está conseguindo lidar, mas que o corpo acusa que precisa ser resolvido.

Cuidar da saúde mental é essencial, indispensável e não podemos negligenciar com esses cuidados. São vários os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa e, podem estar associados as questões sociais, psicológicas e biológicas. E aqui fazemos um alerta importante: se a pessoa não cuida da sua mente corretamente, será inevitável que ocorra um processo de somatização, que são todas as manifestações físicas que ocorrem no corpo em consequência de problemas não resolvidos na mente, o que afeta sobremaneira todo o seu funcionamento, minando aos poucos  o desenvolvimento das atividades cotidianas, os relacionamentos, o desempenho no trabalho, os estudos e, muitas vezes, agrava-se de tal forma que pode paralisar vida da pessoa, deixando-a prostrada sem reação alguma e sem vontade de viver.

Aqui vão algumas dicas valiosas para cultivar hábitos saudáveis visando manter a saúde mental em dia. Caso não consiga aplicar sozinha essas dicas, busque a ajuda profissional.

Pratique o autocuidado; Aceite-se como você é, não queira ser como as outras pessoas; Mantenha-se ativa diariamente, pratique atividades físicas, danças, cante, estude, enfim, ocupe seu tempo com atividades saudáveis; Desafie sua mente desenvolvendo novas habilidades; Haja de forma assertiva mantendo o equilíbrio entre as responsabilidades do cotidiano com as atividades de lazer; Reserve um momento para ter contato com familiares e amigos; Reserve um tempo para você e faça algo que gosta, como assistir a um filme, fazer uma caminhada, leia um bom livro, enfim, faça algo que lhe proporcione prazer; Valorize sempre boas noites de sono; Adote um estilo de vida saudável, buscando alimentar-se corretamente e, o mais importante, não negligencie com sua saúde mental, busque ajuda sempre que sentir que não está bem.

Cuidar da saúde da mente pode fazer muita diferença em nossa forma de pensar e agir. Vale ressaltar que da mesma forma que cuidamos do nosso organismo quando adoece, também devemos dispensar cuidados com a nossa mente!

Hismayla Pinheiro

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x