Depressão é um estado mental onde a pessoa acometida sente tristeza, pessimismo, perda de interesse por atividades cotidianas antes prazerosas, assim como as laborais, ou também nas relações interpessoais. Essa situação geralmente é identificada por outras pessoas que convivem com quem apresenta quadro depressivo. Em casos mais graves a pessoa tem mais sofrimento, ocorrendo o aumento ou diminuição do sono e do apetite, observa-se também prejuízos de memória, concentração, raciocínio e, queda acentuada no desempenho profissional, desleixo com a própria imagem, enfim, falta de vontade e de prazer.
Com relação a depressão de alto funcionamento a pessoa acometida demonstra para o mundo externo que tem controle de sua vida e de seus sentimentos, onde continua realizando suas atividades pessoais e de trabalho. Por conta disso as pessoas ao seu redor dificilmente percebem o problema, em alguns casos até percebem, mas não conseguem ter a dimensão de sua intensidade. De acordo com estudos esse tipo de depressão geralmente é considerado de nível leve, gera sofrimento, mas não prejudica a continuidade das atividades, pois a pessoa consegue manter sua rotina, o que geralmente faz com que busque por tratamento de forma tardia, levando a evolução para um quadro grave, podendo mesmo evoluir para casos extremos, como por exemplo o suicídio.
Como descobrir os sinais chega a ser mais complicado na depressão de alto funcionamento, visto que, na maioria dos casos a pessoa não apresenta sinais evidentes ou alarmantes, por isso são difíceis de ser identificados. O mais grave ainda são os casos em que a pessoa acometida não se reconhece adoecida mentalmente, o que torna mais difícil ainda que outras pessoas de sua convivência percebam seu real estado emocional e psicológico. Por sua vez, um profissional da Psicologia consegue detectar indícios e sinais que podem ser observados, como por exemplo, a pessoa com a depressão de alto funcionamento consegue expressar emoções positivas, mas não as sentem, ou seja, agem como atores representando um personagem.
A prevenção passa obrigatoriamente pela conscientização, ou seja, independentemente de suas saúdes mentais, as pessoas tem de falar mais sobre saúde mental, se informar, ler sobre o assunto, promover a quebra do estigma que envolvem os transtornos psiquiátricos, porque infelizmente ainda são encarados por muitas pessoas como uma fraqueza ou falta de vontade.
Vale ressaltar que em alguns casos, quando a pessoa percebe que está ficando sobrecarregada, pode colocar em jogo até questões morais, o que leva principalmente profissionais a se afastarem de suas rotinas, prejudicando sensivelmente seus desempenhos laborais. Por isso é fundamental ter um suporte psicológico para auxiliar nas diferentes fases do processo de formação de um profissional, especialmente os de alta performance.
As formas de tratamento para todos os tipos de depressão, o recomendasse iniciar um tratamento com profissional da Psicologia, o qual após o estudo do caso, irá proceder com a melhor forma de abordagem, o que varia de uma pessoa para outra, pois vai depender da sua história e diagnóstico. Por sua vez, as pessoas que convivem com alguém nessa condição depressiva, devem buscar aconselhamento e tratamento psicológico para saber lidar com o caso, a fim de amenizar os efeitos da doença.
No caso especifico da depressão de alto funcionamento o profissional da Psicologia buscará ferramentas psicológicas para ajudar a pessoa acometida a lidar com a frustração, com a falha e com a quebra da expectativa diante de algo imensamente investido. Dependendo da gravidade ou não, existe a possibilidade de o tratamento ocorrer concomitantemente com o profissional trabalhando, no entanto, em casos mais graves pode ser necessário o afastamento da atividade laboral.

Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica com mais de 7 anos de experiência em consultório. Por aqui ela traz orientações valiosas nesse divã virtual de como manter sua saúde mental.
Agende sua consulta: (95) 99144-1131

