Integração entre corpo e mente

A mente possui capacidades de pensamento, percepção e vontade e isso influencia o corpo, bem como, é por ele influenciada

Integração entre corpo e mente
Existe uma ligação entre a mente e o corpo/Foto: Freepik

Descartes descreveu o corpo como sendo um matéria física, com propriedades comuns a qualquer matéria, como tamanho, peso e capacidade motora, desse modo, estaria sujeito as leis que regem a Física. Concluiu que o ser humano é algo muito mais complexo do que movimentos, podendo executar ações independente de sua vontade.

O trabalho de Descartes ajudou a formular a hipótese científica da “previsão do comportamento humano”. A hipótese diz que “o comportamento humano podia ser previsto, desde que se conhecessem os estímulos aplicados ao sujeito”. Essa teoria trouxe total diferenciação entre seres humanos e animais, sendo estes últimos considerados como sem alma e, portanto, sem sentimentos ou vontade, agindo apenas por atos reflexos, equiparados aos robôs.

Ainda seguindo os passos da teoria de Descartes, a mente é de natureza imaterial, ou seja, não possui forma, peso ou meios para ser medida, porém, é provida de capacidade de pensamentos e de outros processos cognitivos (capacidade de adquirir um conhecimento), proporcionando ao ser humano informações sobre o mundo exterior.

Diante dessas premissas, pesquisadores se debruçaram para desvendar essa integração entre corpo e mente. Observou-se que essa capacidade de pensamento, separa a mente do mundo físico/material. Portanto, para estudar a mente é necessário saber separar as reações físicas das emocionais.

A mente possui as capacidades de pensamento, percepção e vontade e, influencia o corpo, bem como, é por ele influenciada. Podemos citar como exemplo, o fato de que quando pensamos em executar alguma ação, essa decisão influencia os músculos para executarem a ação desejada. Do mesmo modo, quando o corpo por exemplo, recebe a luz, a mente capta esse estímulo, o interpreta e determina a resposta adequada.

Na visão de Descartes, o único ato realmente verdadeiro e que é produzido pela mente seria o pensamento, sendo o restante, incluindo o mundo material, passíveis de dúvidas, ou seja, tudo que vemos, sentimos, tocamos, pode ser fruto da nossa imaginação, não existindo na realidade. Apenas o pensamento tem força e prova de verdade.

Por fim, Descartes teorizou que através do ato puro e simples de pensar, se prova a existência do pensamento, sem que ninguém possa duvidar disso. Afirma Descartes que ao imaginarmos qualquer coisa, esta poderá ser posta em dúvida, mas o pensamento não, porque o ato de pensar, por si só, provaria a existência do pensamento. Dessa teoria surgiu a célebre frase de Descartes “Penso, logo, existo”. Seguindo a linha desse raciocínio, o pensamento é a única verdade que não tem como ser contestada.

Essa teoria da interação mente e corpo de Descartes, precisou passar por intensa pesquisa, para se descobrir sobre o ponto exato em que ocorre essa interação. Para Descartes, a mente era uma unidade, por isso, interagiria com o corpo em um único ponto. Em suas pesquisas,  acreditou que esse ponto de interação era o cérebro, pois percebeu que as sensações viajavam até ele, onde surgiam os movimentos.

Estava claro para Descartes que o cérebro era o ponto central das funções da mente e, a única estrutura cerebral unitária seria o corpo pineal (glândula localizada atrás da terceira cavidade do cérebro) ou conarium. Por isso, considerou esse ponto como o centro da interação entre mente e corpo.

Descartes utilizou os conceitos do mecanicismo para descrever a interação mente e corpo. Em suas proposições disse que o movimento do espírito animal – como era chamada a alma que considerava a essência da vida – nos tubos nervosos, provocava uma impressão no conarium, daí a mente produzia a sensação. Significa dizer que a quantidade de movimentos físicos, produz uma quantidade mental ou sensações e, que o contrário também ocorre, ou seja, a mente cria uma impressão no conarium e, essa impressão provoca o fluxo do “espírito animal” até os músculos, o que resulta no movimento corporal.

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-113

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x