Janeiro Branco é uma campanha criada por psicólogos brasileiros, cujo objetivo é alertar a população para os cuidados com a saúde mental. O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização das pessoas, para que estas façam reflexões acerca de como anda suas vidas, suas relações com outras pessoas, dos sentimentos, do passado que viveram e dos objetivos que pretendem alcançar no ano que se inicia. Seria o mês onde alguns ciclos devem ser fechados e outros abertos.
O significado simbólico da cor branca é para representar “folhas ou telas em branco”, sobre as quais podemos escrever novos planos de vida, profissionais, emocionais, enfim, projetar novas expectativas, desejos, histórias que precisam ser vividas e/ou mudanças que desejamos e que queremos concretiza-las.
Vale ressaltar que não existe uma fórmula padrão de adoecimento mental nas pessoas. Portanto, para manter a saúde mental em dia, vale seguir algumas dicas dos profissionais da Psicologia, como por exemplo: praticar atividade física adequada ao seu perfil biológico, manter uma alimentação saudável, hidratar-se corretamente, respeitar os períodos de sono e descanso do corpo/ mente, cultivar bons relacionamentos, autocuidado e auto responsabilidade.
Por sua vez, existem situações de auto sabotagem, as quais devem ser afastadas, como os comportamentos autodepreciativos, por exemplo, não cuidar dos problemas de insônia ou do sono irregular; deixar que os níveis de energia de seu organismo caiam ao ponto de causar doenças, a apatia/desânimo; alterações atípicas no apetite, como a perda ou o excesso deste (bulimia); mudanças repentinas e inexplicáveis no humor, como a irritabilidade e tristeza sem uma razão plausível; perda no interesse por atividades antes consideradas interessantes e prazerosas; incapacidade de cumprir suas tarefas cotidianas; o raciocínio passa a ficar lento e perda da concentração com certa facilidade, dentre outros sintomas negativos. Se a pessoa se enquadrar nestes tipos sintomatológicos, é sinal de que algo está errado com a saúde mental. Não espere o problema se agravar, achando que isso é apenas um mal-estar e que irá passar logo. Pessoas que apresentem e/ou percebam tais sintomas, devem buscar ajuda de um profissional da Psicologia o mais rápido possível, pois dependendo do caso, o Psicólogo poderá propor ao paciente alguns procedimentos, como a Psicoterapia ou outra abordagem que achar conveniente para o caso. Porém, existem situações em que o Psicólogo poderá encaminhar o paciente para avaliação do Psiquiatra, posto que, há casos em que ambos os profissionais terão que atuar conjuntamente.
Prevenir a instalação do problema é fundamental para manter a qualidade de vida e a saúde mental. Como citamos anteriormente, manter algumas atividades é importante para que se possa prevenir e/ou amenizar problemas como a ansiedade e depressão, por meio de exercícios físicos, qualidade do sono/descanso do corpo, boa alimentação, manter distância de relacionamentos tóxicos, etc.
Por fim, buscar a ajuda de um Psicólogo somente nas crises seria desinteligente, pois cuidar da mente tem de ser visto como um investimento na saúde mental. Fazer terapia com Psicólogo nunca foi “coisa de gente louca com problemas mentais”, como infelizmente alguns ainda pensam, ao contrário, é uma atitude inteligente de autocuidado.
Uma dica importante é evitar substâncias psicoativas como álcool, drogas e cigarros, as quais muitas vezes estão atreladas a causas de alguns transtornos psicológicos.