Manter o autocontrole auxilia na saúde da mente

Na coluna desta semana, a psicóloga Hismayla Pinheiro dá três importantes dicas para alcançar o autocontrole

Manter o autocontrole auxilia na saúde da mente
Psicóloga Hismayla Pinheiro – Foto: Arquivo pessoal

Os sentimentos negativos como raiva/ódio, decepção, tristeza e etc., sugam as energias e desestruturam o equilíbrio da mente, levando a consequências prejudicam a saúde do corpo. Manter o controle emocional é fundamental para a saúde do corpo e da mente.

Pessoas emocionalmente equilibradas tendem a ser bem sucedidas em seus empreendimentos, posto que, esse equilíbrio as leva a serem mais pacientes, tolerantes e focadas em suas relações profissionais e, mesmo, nas pessoais. Uma característica comum das pessoas bem sucedidas é o controle emocional. Com isso, conseguem analisar todas as possibilidades dentro de um negócio ou de uma relação pessoal, priorizando o que realmente é importante.

Para manter esse equilíbrio emocional é necessário adotar os três passos que iremos destacar: autoconhecimento, motivação e a introspecção.

O autoconhecimento vai permitir controlar aquilo que a pessoa já conhece, para tanto, esteja ligado(a) nos tipos dos seus  pensamentos e sentimentos. Conhecer a si mesmo(a) é importante para dominar as emoções. Faça isso de forma que não venha a prejudicar sua saúde e, de um modo geral, sua vida nos diferentes aspectos. Para conseguir isso a pessoa tem de começar a praticar o hábito de se auto observar. Ou seja, passar a perceber tudo que acontece internamente consigo. Identificado o tipo de sentimento negativo que se instalou na mente.

O passo seguinte é buscar descobrir a(s) causa(s)  que originaram o que se está sentindo. Muitas vezes a pessoa não consegue descobrir isso sozinha, por isso a ajuda de um profissional da Psicologia é primordial nessas horas, onde com as técnicas adequadas, irão ajudar o(a) paciente.

A introspecção permite um olhar para dentro de si, onde a pessoa fará reflexões e ponderações, visando com isso, manter o domínio da sua atenção para sentimentos negativos que a afetam, afastando-os e, focando nas coisas que verdadeiramente são importantes para seu crescimento pessoal e bem-estar mental.

Trabalhar as emoções corretamente é fundamental para a manutenção do equilíbrio emocional. No entanto, muitas pessoas não conseguem sozinhas executar esse segundo passo, necessitando da intervenção do profissional da Psicologia.

A motivação é a alavanca necessária que impulsionará a pessoa a dar os passos anteriormente mencionados. Isso possibilitará alcançar o equilíbrio emocional. Ter um fator que desencadeie a ação é importante, ou seja, qual (quais) sentimento(s) negativo(s) a pessoa quer se libertar. Enfim, o que almeja alcançar para conquistar o equilíbrio das suas emoções e, também, se proteger das emoções negativas.

Se amar primeiro fará com que a mente tenha mais forças para promover as transformações necessárias, que irão alavancar o equilíbrio emocional.

Quando a pessoa passa a se amar em primeiro lugar, em nenhum momento se trata de um ato egoísta e sim, de uma forma de autocuidado, que como consequência, proporcionará bem-estar a si e aos que a cercam, posto que, essa aura de amor irradiará para as outras pessoas do seu convívio.

Na verdade, o amor próprio é à vontade mais pura de a pessoa querer ficar bem consigo mesma e, isso, independe do que esteja acontecendo na sua vida. Seguindo estes três passos, a pessoa terá os mecanismos necessários para se libertar dos sentimentos negativos que a perturbam, bem como, conseguirá mantê-los sob controle.

Caso a pessoa não consiga alcançar esse equilíbrio emocional sozinha, recomenda-se que busque ajuda de um(a) psicólogo(a), o(a) qual está capacitado(a) com técnicas especificas para ajudar o(a) paciente nessa conquista.

Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-113

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x