O papel da família no tratamento da depressão

É fundamental que todos ao redor da pessoa depressiva busquem ajuda-la de acordo com suas possibilidades, ainda que alguns se sintam impotentes diante de tal situação

O papel da família no tratamento da depressão
Foto: Divulgação

A depressão é um transtorno da mente que afeta direta ou indiretamente todas as pessoas e o ambiente ao redor da pessoa depressiva. Por esse fator é que se torna fundamental que todos ao redor da pessoa depressiva busquem ajuda-la de acordo com suas possibilidades, ainda que alguns se sintam impotentes diante de tal situação. No entanto, existem muitas maneiras da família e amigos ajudarem a pessoa com depressão. Ao longo desse texto iremos abordar essas formas de intervenção familiar na vida de pessoa depressiva.

Um dos primeiros pontos a se ter em mente é exercitar a paciência, a, compreensão e a tomada de decisões na medida certa, posto que, intrometer-se demais pode afugentar e sufocar a pessoa com depressão. Por outro lado, a inércia dos familiares e amigos do depressivo podem dar espaço para comportamentos autodestrutivos e o agravamento da doença.

Especialistas da área de Psicologia explicam que a família e amigos próximos, também passam por uma transformação e, entender até que ponto podem intervir, não é nada fácil. Porém, a família e amigos têm um papel importante no tratamento da depressão de pessoa acometida por essa doença, face que, as pessoas com depressão têm dificuldade para cuidar do seu bem-estar, em especial, na tomada de decisões. A pessoa perde o interesse em cuidar de si mesma, por isso não quer se alimentar adequadamente, não cuida do ambiente da sua casa, descuida da higiene pessoal e assim por diante.

Compreensão

As atitudes da pessoa com depressão são de autodestruição, com isso acaba contribuindo para o prolongamento da doença da mente. E mesmo durante o tratamento pode apresentar recaídas e retomar velhos hábitos. Bom compreender que a pessoa depressiva não age assim necessariamente porque quer. Pois os sintomas da depressão influenciam os seus pensamentos e atitudes, já que não consegue compreender a gravidade do seu estado. E mesmo que perceba, mas tem dificuldade para querer mudar.

A ajuda da família e amigos pode ajudar a pessoa depressiva a combater sintomas debilitantes que a levam a querer passar o dia na cama e no escuro sozinha. Também pode ajudá-la a enfrentar recaídas. Na maioria dos casos a pessoa depressiva se sente menos importante, passando a acreditar nos pensamentos negativos que rondam a sua mente, passando a acreditar que ninguém gosta dela e/ou se importa com as suas dores. Por isso o apoio de familiares e amigos é fundamental para provar que esse tipo de pensamento negativo é irreal.

A família e os amigos podem apoiar o tratamento da depressão de ente querido, mostrando de forma prática o carinho, a importância que ela tem. Enfim, ter a paciência para saber ouvi-la. Reforçar para a pessoa depressiva que a depressão pode ser curada, que esse mal-estar vai chegar ao fim e que ela precisa se ajudar e permitir ser ajudada.

Dicas importantes

A pessoa depressiva precisa de apoio e ser encorajada a retomar o ritmo da sua vida cotidiana. Convide-a para fazer programas simples. Como assistir a um filme em casa, passear nas praças, shoppings, ir ao cinema assistir um filme bom, fazer uma caminhada pelas ruas do bairro. Se puder leva-la para uma viagem divertida ajuda bastante a mudar o foco nos pensamentos negativos e etc.

A pessoa com depressão normalmente pode recusar os primeiros convites. Nesse momento, não force a barra. Mas não desista, apenas mude a forma de abordagem em momento oportuno. Principalmente quando perceber uma melhora em seu humor e no modo de pensar.

Nesse momento aproveite e faça convites para programas voltados principalmente ao lazer. Como por exemplo,  ir ao cinema, jantar fora, passear em bosques da cidade. Pois o objetivo é fazer a pessoa mudar o foco sobre o problema e distrair a mente que está passando por duro sofrimento. Um dos mais importantes objetivos dessa ajuda de familiares e amigos no tratamento da depressão é não permitir que a pessoa volte ao mesmo estado psicológico e emocional de antes.

Por fim, a ajuda de profissional da Psicologia capacitado não pode ser negligenciada. Pois os familiares e amigos sozinhos nessa luta dificilmente terão êxito. Isso porque a depressão é uma doença grave que afeta a mente das pessoas de forma avassaladora. Podendo rapidamente levar ao suicídio caso não seja tratada de forma adequada.

Hismayla Pinheiro

Hismayla Pinheiro é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica com mais de 7 anos de experiência em consultório. Por aqui ela traz orientações valiosas nesse divã virtual de como manter sua saúde mental.

Agende sua consulta: (95) 99144-1131

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x