Precisamos ter muito cuidado para não nos culparmos inteiramente pelos resultados do que acontece na nossa vida diariamente. Precisamos entender que muitas coisas dependem de nós e outras não.
Um exemplo disso que estou falando é quando pensamos: “se eu não tivesse ido para tal lugar, não teria acontecido tal coisa”. A partir do que nos acontece e que pode não ter sido causado por mim e sim pelo outro, podemos decidir como vamos agir frente a isso, o que farei com isso é a autorresponsabilidade.
Não podemos confundir as duas coisas. O primeiro exemplo só trás culpabilização, remorso e angústia, já que não podemos mudar tudo que aconteceu conosco.
Na segunda a atitude ate traz conforto e liberdade, pois, independente do que aconteça, você assume a responsabilidade sobre o que fazer com isso e consequentemente terá bons resultados.
💡É importante tentarmos sempre perceber qual a nossa parcela de autorresponsabilidade nas situações. Sempre tente reconhecer sua parte para poder aprender a cada acontecimento, tirar bons resultados e melhorar sempre. Assumirmos através dá autorresponsabilidade nossa escolha de estar a frente da situação de maneira corajosa e justa.
Hismayla Pinheiro (@psihismaylapinheiro) é psicóloga clínica e especialista em avaliação psicológica, com experiência em orientação profissional. Além disso, é a psicóloga oficial do “Miss Universo Roraima”. Toda segunda-feira, orientações valiosas nesse divã virtual de como manter a sua saúde mental. Marque sua consulta (95) 99144-1131