Polícia

Ação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami apreende 700 litros de combustível e 300 kg de mantimentos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob coordenação da Casa de Governo e com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) realizaram, no último dia 24 de agosto, patrulhamentos em pontos estratégicos de Roraima para combater a cadeia de abastecimento do garimpo ilegal.

As fiscalizações ocorreram nos entornos de Samaúma e Campos Novos, regiões que historicamente funcionam como corredores clandestinos de suprimentos. Durante a operação, as equipes apreenderam cerca de 300 quilos de mantimentos e diversos materiais usados para manter a atividade criminosa. Entre os itens estavam 14 carotes de combustível — o equivalente a 700 litros —, assim como uma bomba de abastecimento, peças de maquinário e ferramentas.

Os materiais estavam em um depósito clandestino descoberto pela fiscalização em área rural. Os garimpeiros haviam escondido combustível, mantimentos e utensílios em meio à vegetação. Os itens estavam organizados e até marcados com apelidos que indicavam os destinatários, reforçando a existência de uma logística estruturada para abastecer garimpo ilegal.

Nas proximidades, foi encontrada ainda uma pista que pode ter sido usada como apoio aéreo, ampliando, assim, a rede de suprimento para dentro da Terra Indígena Yanomami. As equipes encaminharam todo o material recolhido à Polícia Federal, em Boa Vista.

Destinação

Os mantimentos, que iriam para acampamentos ilegais no interior da floresta, vão agora para o projeto da Polícia Militar Mirim de Mucajaí, iniciativa da Polícia Militar de Roraima voltada para jovens da região. Além disso, o combustível apreendido terá como destino a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que atua no território.

Em Samaúma, outro foco da operação, a presença ostensiva das equipes reforçou o bloqueio de uma das principais rotas terrestres utilizadas por garimpeiros para transporte de suprimentos, peças e combustível. A região é alvo frequente das operações de desintrusão justamente por sua importância no mapa logístico da mineração ilegal.

Em Boa Vista, a Força Nacional também intensificou o policiamento urbano, ampliando, desse modo, a presença do Estado na capital de Roraima.

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

2 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

3 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

4 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

5 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

5 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

6 horas ago