A Polícia Civil de Roraima prendeu nesta segunda-feira (17) o auxiliar de perito Francisco Fernandes Ribeiro, de 49 anos, acusado de matar um jovem que o chamou de corno. A vítima Elizon dos Santos Silva, de 32 anos, levou um tiro no dia 7 de outubro de 2023 após discutir com o suspeito, e morreu dias depois no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Conforme relataram testemunhas à Polícia na época, Elizon estava embriagado pela Rua Rio Uailan, no bairro Professora Araceli Souto Maior em Boa Vista, xingando várias pessoas aleatórias que passavam pelo local.
Dessa forma, Francisco dirigia um veículo SUV da cor branca e ouviu quando Elizon o chamou de corno. O suspeito sacou a arma, pediu para a vítima repetir o que disse e em seguida disparou uma vez contra o jovem.
No momento, ele estava acompanhado de uma mulher que pediu para ele não fazer nada. Após o disparo, ele entrou no carro e fugiu em alta velocidade. Câmeras de segurança registraram o veículo trafegando pela cidade.
As testemunhas acionaram o SAMU que fez os primeiros socorros na vítima e o encaminhou ao HGR. Mas ele morreu alguns dias depois após não resistir ao ferimento.
Após investigações, a Polícia identificou o suspeito do crie. A arma do auxiliar de perito foi para análise e constatou-se compatibilidade com a arma usada no crime. Com isso, houve a acusação formal e agora ele está preso.
Operação para prender o auxiliar
A prisão de Francisco ocorreu por meio de uma operação da Delegacia Geral de Homicídios com a participação da Corregedoria da Polícia Civil e do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Desse modo, a equipe cumpriu mandado de prisão e buscas. O auxiliar foi autuado por homicídio qualificado por motivo fútil, considerando a natureza hedionda do crime.