Polícia

Caso Romano: militares contestam provas e pedem a inclusão de mais 44 testemunhas no processo

Parte dos militares presos pelo sequestro do jornalista Romano dos Anjos apresentaram defesa no último dia 6. Cinco dos nove policiais, mais o ex-servidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) contestaram as provas colhidas nas investigações.

Além disso, eles também solicitaram ao juiz Claudio Roberto Barbosa de Araújo a inclusão de mais 44 testemunhas. Entre elas, outros 12 policiais militares e Cinthia Padilha, esposa do ex-deputado Jalser Renier.

Veja a lista dos réus que apresentaram defesa:

  • Coronel Moisés Granjeiro de Carvalho
  • Coronel Natanael Felipe de Oliveira Júnior
  • Subtenente Nadson José Carvalho Nunes
  • Sargento Gregory Thomaz Brashe Júnior
  • Soldado Thiago de Oliveira Cavalcante Telles
  • Luciano Benedicto Valério

Por outro lado, Jalser Renier, assim como os outros quatro militares não se manifestaram. Além disso, a defesa de Jalser devolveu sem ler o mandato expedido para ciência do recebimento da denúncia pelo juiz.

Os militares tenente-coronel Paulo Cézar de Lima Gomes, subtenente Clóvis Romero Magalhães Souza, bem como o major Vilson Carlos Pereira Araújo .

Contestaram

As defesas de todos os militares contestaram a materialidade das provas. Conforme os documentos acessados pelo Roraima em Tempo, os advogados alegaram que o material coletado pelas torres de ERBs, que mostraram que os réus estiveram nas proximidades na casa de Romano dos Anjos realizando monitoramento, não são provas suficientes.

De acordo com o inquérito, as provas coletadas com as ERBs mostraram que vários dos policiais ,assim como Luciano Benedicto estiveram por várias vezes nas proximidades da casa do jornalista antes da consumação do crime. Para a polícia, eles levantavam informações.

Acesso às informações

Diferente dos outros acusados, além da inclusão de testemunhas, o subtente Nadson José Carvalho Nunes pediu acesso na íntegra às mídias de interceptação telefônica.

Além disso, o tenente também solicitou à Justiça o acesso aos laudos periciais de todos os celulares apreendidos. Sobretudo aos que a polícia encontrou em sua residência.

Caso a Justiça aceite seu pedido, Nadon solicitou que, posteriormente, o juiz suspenda o prazo de apresentação de resposta à acusação.

O sargento solicitou ainda o acesso integral a todas as peças do processo principal que ainda segue sob sigilo. Ao todo, o militar fez 10 pedidos ao juiz.

Amigo

Nadson era amigo de Romano dos Anjos há 23 anos. Conforme o jornalista, eles estudaram juntos no ensino médio. O policial mantinha contato com Romano desde então.

Ainda conforme o jornalista, Nadson foi até a casa de Romano depois de participar do crime e pediu para acompanhar a esposa dele, Natacha Vasconcelos, até o 5º Distrito Policial (5º DP). “Ele disse que queria manter a segurança dela”, relata.

De acordo com o inquérito, no dia em que deu depoimento, Nadson foi até a casa de Romano, fez uma selfie e enviou ao apresentador. O militar perguntou se ele estava em casa. Ao se sentir ameaçado, Romano registrou um Boletim de Ocorrência.

Na defesa, o policial insiste em dizer que era amigo do jornalista e que já tinha combinado uma visita com ele. Por fim, ele pede a inclusão de prints de conversas através de aplicativos de mensagens entre os dois.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

43 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago