Polícia

Comandante-geral da PM vira investigado por suspeita de interferir em caso de assassinato do casal de agricultores no Cantá

O desembargador Ricardo Oliveira autorizou abertura de inquérito policial para investigar o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, Miramilton Goiano, por suspeita de interferir no caso de assassinato do casal de agricultores Jânio Bonfim de Souza e Flávia Guilarducci de Souza, em abril deste ano. O Roraima em Tempo teve acesso ao documento da decisão nesta segunda-feira, 12.

O comandante foi citado pelo ex-segurança do governador Antonio Denarium (Progressistas), Helton John da Silva de Souza, durante depoimento à Polícia Civil.

Ele, que é suspeito de ter participado do duplo homicídio, disse na ocasião que, após o crime, entrou em contato com o coronel e que ele teria lhe orientado a se desfazer do celular. Após repercussão na imprensa, Miramilton afirmou ter recebido a informação com surpresa e negou todas as acusações.

O inquérito está com o Ministério Público de Roraima (MPRR) desde o dia 8 de agosto para se manifestação.

Ricardo Oliveira decidiu ainda que a 2ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar da Comarca de Boa Vista é responsável pela investigação dos réus sem foro privilegiado. São eles: Caio Porto – suspeito de ser o autor dos disparou que matou o casal -, Deyvis Jesus Mundarain, Genivaldo Lopes Viana, Helton John Silva de Souza, Johnny de Almeida Rodrigues e Luiz Lucas Raposo da Silva.

Em nota, Miramilton Goiano disse que recebeu com “total serenidade” a notícia sobre a abertura de inquérito, pois será uma oportunidade para que a verdade dos fatos seja apurada. Conforme o comandante, as alegações feitas por Helton John são baseadas em suposições “sem qualquer lastro na realidade e não possuem qualquer fundamento”

Além disso, afirmou que não recebeu ligação de um dos acusados no dia do crime e não prestou qualquer informação, auxílio ou orientação para se desfazer de provas. “A ligação ocorreu dias após o crime, e em nenhum momento da conversa o acusado confessou qualquer participação ou cometimento de crime”.

Por fim, disse que após a divulgação do áudio e a suspeita de envolvimento de um militar estadual no episódio, a orientação institucional sempre foi para que o acusado se apresentasse e expusesse sua versão às autoridades policiais, seguindo os canais institucionais apropriados de contato.

Os homicídios

O crime aconteceu no dia 23 de abril e a suspeita é de que ele foi motivado por uma disputa de terras. Conforme investigação da Polícia Civil, dois suspeitos foram até a fazenda das vítimas, invadiram a residência deles e efetuaram disparos de arma de fogo contra o casal.

Um dos vizinhos da propriedade ouviu o barulho dos tiros e, logo em seguida, recebeu a ligação de um dos trabalhadores das vítimas pedindo socorro. Quando o homem chegou no local, encontrou Jânio ainda com vida, momento em que o agricultor disse a ele quem eram os suspeitos.

A testemunha chegou a levar as vítimas para o hospital, mas elas não resistiram aos ferimentos.

Ameaças

Após o crime, a Polícia Civil iniciou as investigações. Os agentes então apuraram que a mesma testemunha que prestou socorro ao casal, também foi ameaçada por quatro homens no dia anterior.

A testemunha e o agricultor haviam combinado de fazer uma plantação de feijão numa parte da terra. Em uma segunda-feira, a testemunha olhava o local onde fariam a plantação. Em seguida, chegaram os quatro homens e um deles estava armado com uma pistola calibre 380.

“Eles foram na propriedade e encontraram a testemunha, que é um policial militar da reserva. Eles fizeram a ameaça afirmando que o casal havia invadido as terras deles e, logo depois, foram embora”, relatou o delegado titular.

De acordo com o relato da testemunha, que ainda chegou a conversar com o agricultor sobre as ameaças, este afirmou que a terra lhe pertencia e estava toda documentada.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

50 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago