Uma criança identificada como José Ruan Gomes da Silva, de 12 anos, morreu afogada nesta terça-feira, 23, na comunidade indígena Darora, região do Passarão, zona rural de Boa Vista. O caso aconteceu na tarde de ontem, por volta das 14h, e registrado como afogamento – morte acidental.
De acordo com a Polícia Militar de Roraima (PMRR), uma irmã da garoto, relatou que a família que mora em Boa Vista, viajou para passar o natal na Comunidade Indígena Darora.
Conforme relato à Polícia, Ruan estava brincando com um primo de 11 anos, no quintal da casa, enquanto a irmã cuidava da mãe deles que é cadeirante. Após certo período, a mulher avistou o primo correndo em estado de desespero, clamando por ajuda. Ele afirma, então, que seu primo estava se afogando em um açude próximo à residência. Com isso, a irmã correu até o local, mas não conseguiu visualizar José Ruan na superfície da água.
A mulher entrou no lago na tentativa de localizar o irmão, porém não obteve êxito. Desesperada, retornou e solicitou auxílio a um morador da comunidade. Ele entrou na água e, após buscas, conseguiu localizar e resgatar o corpo de José Ruan, já submerso.
Ainda conforme relato, já haviam se passado aproximadamente 30 (trinta) minutos desde o momento do afogamento, mesmo assim, o vizinho tentou iniciar manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Porém sem sucesso, não sendo observada qualquer reação ou sinal vital na criança. Após o resgate, a família removeu o corpo da vítima do local do afogamento e levado até a residência da família.
A PMRR informou que devido o local ter sido violado a não puderam acionar a perícia técnica. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo da vítima, onde seriam realizados os exames necroscópicos de praxe.
Fonte: Da Redação

