O aumento dos crimes de estelionato em redes sociais tem colocado em alerta a Polícia Civil de Roraima. Na sua grande maioria, as vítimas tem sido as mulheres.
De acordo com a delegada Simone Arruda, titular do 3º Distrito Policial, os golpistas tem se apresentado como homens bem sucedidos. As mães solteiras e de bom patrão financeiro tem sido os alvos em potencial de estelionato.
“São mulheres vulneráveis, buscando um parceiro, e não existe mal nisso. Mas é importante ficar alerta. Esses criminosos sempre dizem que precisam de dinheiro com urgência e que, naquele momento, não tem como conseguir, mas que em breve irão pagar. Porém, depois de conseguir, eles desaparecem”, revelou.
Um dos casos mais recentes, e que está em fase de conclusão, o golpista se passou por um piloto de avião. O homem de 34 anos utilizava aplicativos de namoro para enganar as vítimas, sempre utilizando um nome falso.
“Com auxílio da identificação criminal, constatamos que ele não só usava um nome falso, mas que também haviam vários outros boletins contra ele em outros distritos. Além disso, ele já foi preso pelo menos crime anteriormente”, completou.
Simone revelou ainda que outros dois casos semelhantes também estão sob investigação. Ela pede para que as mulheres fiquem mais atentas aos relacionamentos virtuais, buscando conhecer a pessoa com quem passa a conviver e qual o seu ciclo familiar e de amizades.
Ela recomendou ainda que as mulheres guardem todo e qualquer histórico de conversas ou repasse de dinheiro feito a essas pessoas, e que procurem a delegacia caso venha a ser vítima de um golpe.
“O que acontece é que eles pesquisam essas mulheres nas redes sociais, começam o relacionamento e depois conseguem dinheiro ou se apropriam de bens dessas vítima. Por isso é importante tomar cuidado”, pontuou.
Fonte: Da Redação