Polícia

Em liberdade, policial acusado pelo sequestro de jornalista debocha da Justiça

O subtenente Nadson José Carvalho Nunes usou as redes sociais nesta segunda-feira (14) para se manifestar sobre uma matéria jornalística que trata do prazo de 30 dias para a conclusão do processo do Conselho de Justificação criado para apurar e julgar o envolvimento de quatro dos nove militares réus pelo sequestro do jornalista Romano dos Anjos. O policial reagiu com sorriso à publicação.

Nadson é um dos dos acusados de participar do sequestro e tortura do apresentador em outubro de 2020. Conforme as investigações, no dia do crime ele se ofereceu para acompanhar a esposa de Romano, a também apresentadora Nattacha Vasconcelos, à delegacia.

Além disso, enquanto ele acompanhava Nattacha, ele teria repassado toda a movimentação para os seus superiores por meio de celular.

Outra ação do policial ocorreu quando ele recebeu a intimação para depor sobre o caso. Ele passou na residência de Romano dos Anjos e enviou mensagem para avisar que estava lá. Se sentindo intimidado, o jornalista registrou um Boletim de Ocorrência.

O subtenente foi preso em setembro de 2021 por, juntamente com os outros policiais, causar embaraços nas investigações e intimidar vítimas e testemunhas.

Ministério Público, Tribunal de Justiça, e Conselho Disciplinar

A conduta do policial nas redes sociais deve ser apurada pelos órgãos responsáveis. Sobretudo, pelo Ministério Público de Roraima (MPRR), e pelo pelo juiz responsável pelo caso, Cláudio Roberto Barbosa Araújo.

A Polícia Militar também deve tomar ciência e atitude com a situação, pois Nadson responde ao Conselho de Disciplina, juntamente com outros quatro policiais envolvidos no caso Romano dos Anjos.

Deboche do policial

A mensagem que Nadson enviou à reportagem demonstra deboche com a Justiça, bem como a certeza da impunidade. Fora o possível descumprimento das medidas cautelares que são as condições para que ele permaneça em liberdade.

Nadson passou um ano preso. Contudo, no dia 11 de outubro, o desembargador Ricardo Aguiar de Oliveira concedeu habeas corpus. Ao todo, haviam quatro pedidos. Entretanto, o desembargador estendeu a decisão para todos os réus.

Para a soltura dos policiais, o desembargador considerou a demora no andamento do processo, no entanto deixou de considerar que os réus em liberdade são uma ameaça para as vítimas, testemunhas e para a própria imprensa.

Conselho de Justificação e Conselho Disciplinar

O Conselho de Justificação foi criado para apurar e julgar a conduta de quatro oficiais denunciados pelo sequestro de Romano.

O coronel Magalhães José Damasceno, que era subcomandante da PMRR, foi nomeado como presidente. Já o coronel Ilmar Soares, secretário-adjunto da Casa Militar do Governo de Roraima, é o interrogador e relator.

No último dia 11, o governador Antonio Denarium substituiu coronel Damasceno pelo coronel Amaro de Lima Silva Júnior na presidência. Coronel Amaro já foi subcomandante da PMRR e coordenador-geral pedagógico da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (Apics).

Substituiu também o escrivão, coronel César Leôncio Ribeiro e nomeou a coronel Alexsandra Gomes da Costa Ribeiro como substituta. A militar atualmente é a chefe do Gabinete Militar do TJRR.

Após as substituições dos membros do Conselho, o governador determinou a conclusão do processo em um prazo de 30 dias.

Os policiais do quadro de praças respondem ao Conselho Disciplinar. Desse modo, a PMRR nunca realizou nenhuma publicação sobre o andamento do processo, que ocorre em sigilo.

Em abril deste ano, a PMRR respondeu em nota que as publicações sobre o processo são internas. Ou seja, a população não tem acesso.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

14 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

18 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

18 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

20 horas ago