
O empresário suspeito de aplicar golpes em produtores rurais de Roraima foi preso na última quarta-feira, 10, em Pimenta Bueno, interior de Rondônia. Ele é investigado por diversos crimes de estelionato que causaram um prejuízo estimado em mais de R$ 3 milhões a várias vítimas.
Ele estava em um ônibus que seguia para Salvador, na Bahia, quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante os procedimentos de verificação de documentação, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra o empresário. O suspeito foi encaminhado ao presídio local de Pimenta Bueno.
Ele era procurado desde o dia 7 de abril, quando a Polícia Civil de Roraima deflagrou uma operação que teve o empresário como alvo. O empresário não foi encontrado e foi considerado foragido.
O acusado é reincidente na prática de estelionato e utiliza esse tipo de crime como principal fonte de renda. Em investigações anteriores, havia indícios de sua conduta reiterada e fraudulenta. De acordo com a Civil, pelo menos 10 vítimas formalmente identificadas até o momento, mas o número real pode ser ainda maior.
As investigações apontaram que o suspeito aplicava golpes principalmente contra empresários e produtores ligados ao agronegócio.
O método dos golpes
Ele oferecia insumos agrícolas a preços significativamente abaixo dos praticados no mercado. Então, para viabilizar a negociação, o empresário exigia pagamento antecipado, alegando necessidade de repasses aos fornecedores e transportadoras. No entanto, após o recebimento dos valores, os produtos não eram entregues e os clientes não conseguiam mais contato com ele.
O investigado usava empresas legalmente constituídas e apresentava CNPJ válido para passar credibilidade às vítimas e assim efetivar os golpes.
O empresário atuava em Roraima desde 2022 e, assim, cometeu uma série de fraudes.
Fonte: Da Redação