Fiscalização apreende helicópteros que abasteciam garimpo em RR

Além dos helicópteros, operação apreendeu outros materiais que seriam utilizados no garimpo ilegal

Fiscalização apreende helicópteros que abasteciam garimpo em RR

Uma ação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal (PF) apreendeu helicópteros que abasteciam garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima.

A ação ocorreu ontem (25) em um hangar irregular no Distrito Industrial, em Boa Vista. A Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Exército Brasileiro, assim como a Polícia Rodoviária Federal prestaram apoio à fiscalização.

Conforme a PF, no local, os agentes encontraram seis aeronaves com irregularidades operacionais, cinco carcaças de helicópteros e diversas peças de reposição irregulares.

“Todas as aeronaves estavam descaracterizadas, com alterações proibidas implicando alteração de peso e balanceamento destas, além de algumas estarem passando por manutenção clandestina”, detalha.

De acordo com o Ibama, a fiscalização também encontrou uma tonelada de alimentos, 22 mil litros de combustível, três caminhonetes, um quadriciclo, munição, bem como materiais usados no garimpo (motores, geradores, mangueiras e entre outros)

Um homem se identificou como responsável pelos hangares. Por isso, ele foi preso em flagrante pelos crimes de usurpação de bens da União, extração ilegal de minério e transporte irregular de substância perigosa.

O Ibama aplicou multas que somam R$ 2,6 milhões à pessoas físicas ligadas à empresa. Além disso, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) recebeu as doações dos alimentos e os combustíveis apreendidos. Já os bens não perecíveis estão no pátio da Polícia Federal.

Fiscalização na TI Yanomami

A estimativa é que 20 mil garimpeiros estejam na Terra Yanomami. A região vive, nos últimos meses, constantes ataques de invasores que exploram ilegalmente o ouro.

De maio a junho deste ano entidades indígenas enviaram dezenas de ofícios aos órgãos para relatar a escalada de violência. Conforme a Hutukara Associação Yanomami, os garimpeiros usam gás lacrimogêneo e balas para ameaçar os indígenas.

Em meio a esse cenário, o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou, ainda em maio, que os invasores fossem retirados.

Desde então, órgãos federais têm feito operações para retirar os exploradores e combater o garimpo ilegal na região.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x