Garimpeiros armados atacaram a base de fiscalização do Ibama localizada no rio Uraricoera na na Terra Indígena Yanomami. O caso aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (15).
Conforme o Ibama, o crime ocorreou em meio a chuva torrencial. Os criminoso avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos.
No local, houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Eles faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido. Além disso, cerca de três horas após o ataque, os garimpeiros passaram em alta velocidade pela base, em sentido contrário (rio abaixo), com quatro embarcações, uma delas rebocada.
Apoio
Do mesmo modo, o Ibama solicitou apoio às Forças Armadas para reforçar a estrutura no local. A base de controle impedia desde 20 de fevereiro a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami. O ataque desta segunda-feira é o quinto contra agentes federais desde o início da retomada do território Yanomami. Nos locais em que o Ibama está presente houve redução de cerca de 80% da área desmatada para abertura de garimpos.
Fonte: Da Redação