Uma denúncia que chegou ao Roraima em Tempo nesta quinta-feira (28) relatou que o helicóptero da Polícia Civil de Roraima (PCRR) está parado por falta de combustível.
A aeronave encontra-se estacionada no pátio da Delegacia Geral que fica na Cidade da Polícia Civil no bairro Canarinho.
Conforme o denunciante, o Governo de Roraima caracterizou o helicóptero e deixou pronto para uso. No entanto, não tem condições financeiras de manter. A PCRR usaria a máquina no combate ao crime em Roraima.
Além disso, a aeronave seria oriunda de uma apreensão no garimpo pela Polícia Federal (PF) e está sob a responsabilidade da PCRR por meio de cautela.
Viaturas também estão sem combustíveis
Uma outra denúncia que chegou à redação é de que a Polícia Civil está fazendo racionamento de combustíveis para as viaturas.
A reportagem teve acesso a um memorando circular do dia 15 de setembro em que o delegado-geral, Eduardo Wayner, determina que as viaturas da PCRR, inclusive dos departamentos, deverão ser recolhidas aos respectivos pátios nos finais de semana, exceto as da Central de Flagrantes.
A Polícia Civil informou que não se trata de racionamento, mas do controle efetivo dos recursos disponíveis. Disse ainda que essas viaturas deverão permanecer nos pátios das unidades, sendo liberado o deslocamento apenas em caso de necessidade do serviço.
Sobre o helicóptero, a Polícia Civil de Roraima informou que a aeronave aguarda a realização de uma manutenção específica, denominada Overhall, que está em trâmite.
Simultaneamente à manutenção, ocorrem os processos de regularização documental para o uso da aeronave e regulamentação dos pilotos, que também já estão em fase final de tramitação.
Quanto ao combustível, há um processo licitatório em andamento junto ao Ministério da Justiça para aquisição.
Deste modo, somente com o término destes processos a aeronave estará apta para utilização nas ações da PCRR.
Fonte: Da Redação